[Ubuntu-BR] Instalação de aplicativos

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Agosto 13 23:27:58 UTC 2007

Em Seg, 2007-08-13 às 01:30 -0300, Andre Scaldaferri escreveu:
> Amigos
>
> Sou totalmente novato em linux, resolvi experimentar e realmente estou
> gostando, na verdade abandonei o windows inclusive formatando o HD onde
> ele estava (rsrsrsrs). Porém tem uma coisa que está me irritando
> profundamente, que é a instalação de aplicativos no linux.
> Não tem um só aplicativo que eu tente instalar "na unha", utilizando
> geralmente o ./config que não reclame de falta de bibliotecas ou
> dependencias. Quando instalo via Synaptic e/ou Add/Remove as coisas vão
> direitinho.
> [...]

André,

os sistemas de gerenciamento de pacotes existem justamente para resolver
esse problema de dependências. Além da eliminação do problema de
dependências na hora de instalar, o gerenciamento de pacotes garante a
REMOÇÃO LIMPA dos pacotes que você não mais deseja manter.

Por essas razões, SEMPRE instale seus programas via apt/synaptic -- a
menos que você tenha uma forte razão para não fazê-lo (e no caso de um
novato, a única razão forte o bastante é a inexistência do aplicativo
empacotado para a distribuição).

À medida em que você for se familiarizando com o Linux e com o jargão
relacionado você começará a ser capaz de entender as mensagens de erro
na compilação e será capaz de começar a compilar seus primeiros pacotes.
Ao fazê-lo, recomendo fortemente que voce utilize um gerenciador de
compilação, como o Paco, para evitar problemas na hora de desinstalar o
que instalou.

Por enquanto eu te recomendo paciência: há muita coisa para aprender e
eu recomendo que você comece aprendendo a lógica do sistema, as relações
entre suas partes, os conceitos nos quais ele se baseia. Sem esse
aprendizado você terá dificuldades imensas em tudo que for fazer e nem
toda nossa boa vontade será capaz de ajudar a fazer o que quiser fazer.

De qualquer modo, adicione-me ao seu msn e pode contar comigo para
resolver pequenas dúvidas que aparecerem. Não custa lembrar que existe
muita documentação no site da comunidade e que ela pode ser-lhe muito
útil.
--
José Geraldo Gouvêa <jggouvea em gmail.com>