[Ubuntu-BR] Instalação de aplicativos

Segunda Agosto 13 12:53:05 UTC 2007

Olá xará,

Bom, antes de mais nada, hoje quase não se precisa instalar algo "na unha"
como dizes. A maioria dos programas já vem ou com instaladores binários ou
como pacotes.
Mas se você quiser se aventurar no mundo da compilação, basta ter o pacote
básico para as coisas começarem.
* Instale o pacote build-essentials
Use ./configure, depois make e depois sudo make install

Alguns programas para serem compilados necessitam de vários cabeçalhos no
sistema. Aí vem o algo mais:
* Instale as versões de desenvolvimento dos pacotes do sistema (
nomepacote-dev.deb)
* Instale a versão completa do gcc (metapacote gcc)
* Instale um ambiente de desenvolvimento (e.g. anjuta)

Felizmente há uma maneira de se saber todos os pré-requisitos de um
programa. Redirecione a saída do ./configure para um arquivo, abra-o em um
editor de texto e instale todos os programas que constarem como "no" na
lista do ./configure.

Mas volto a falar. Essa maneira realmente é para aqueles que querem mexer
nos fontes ou aprender coisas realmente avançadas no sistema. De qualquer
forma, bem vindo ao Linux.  Tô até com um pouco de inveja, porque ainda não
consegui me livrar do Windows....

André Cavalcante
Manaus, AM.