[Ubuntu-BR] Ubuntu 6.06 e DELL

Olival Júnior olival.junior em gmail.com
Quarta Agosto 1 02:37:47 UTC 2007

Eu uso o 6.06 LTS Server para x86_64 em Dells PowerEdge 2650 e 2850.
Instala legal e nunca deu problema. Qdo fui usar nos Dell PE 2950 (+
novos), deu um problema na instalação, mas o bug já foi identificado e
há um workaround registrado nos fóruns do Ubuntu.com.

Eu mantenho o 6.06 LTS justamente pq estava procurando uma distribuição
q fosse gratuita e tivesse um ciclo de vida de pelo menos uns 5 anos
para uma versão específica (este é o caso do LTS - Long Time Support). O
problema da linha "normal" do Ubuntu é q seu ciclo é de 6 meses para
liberação de novas versões, com o suporte mais "pesado" não durando tão
mais do q isso (na primeira dificuldade, vem alguém e fala pra instalar
logo a versão mais recente). O Feisty é o 7.04, então o seguinte deve
ser o 7.10 (outubro). Infelizmente, em ambiente de produção não dá pra
ficar atualizando o S.O. direto, mesmo q seja de ano em ano. Sem falar
nos pacotes quebrados q volta e meia aparecem de uma versão pra outra.

Assim, se seu ambiente precisar de estabilidade no longo prazo,
recomendo q vc dê uma segunda chance ao 6.06 ou dê uma olhada nos fóruns
Ubuntu pra ver se ninguém teve problema similar. Como não há nem sombra
da próxima versão LTS, o 6.06 ainda é a opção pra quem quer suporte no
longo prazo.

[ ]s,

olival.junior