[Ubuntu-BR] Como desinstalar o KDE?

Thadeu Penna tjpp em if.uff.br
Segunda Setembro 25 14:46:11 UTC 2006

Flavio Henrique Araque Gurgel wrote:

> O pacote kde é um pacote meta.
> Pacote meta, na verdade, não representa um programa instalado em sua
> máquina, mas um conjunto deles que são simples dependências.
> Os pacotes meta são criados para facilitar instalações e atualizações.
>
> Para remover, porém, a coisa complica. Ao remover o pacote meta, os
> pacotes dependentes permanecem instalados.
> Então, você terá que remover manualmente, todos os pacotes instalados.
> Isso acontece com vários pacotes no sistema apt, até o linux-image-xxxx
> que gerencia todas as dependências de um determinado kernel.

> [...]

Sugiro que usem o aptitude ao invés do apt. O aptitude removeria o KDE.
Veja http://people.debian.org/~andrelop/txt/aptitude-tips-pt_BR.txt

Aproveitando a explicação dos meta-packages, a remoção de alguns
programas como pilot/bluetooth etc. citado em outra thread, não remove o
gnome inteiro mas o pacote ubuntu-desktop. É muito fácil criar um pacote
que forneça as dependências do ubuntu-desktop sem que você precise
instalá-lo. Está no histórico da lista, um post sobre o equivs. No meu
antigo blog http://ubuntuff.blogspot.com eu mostro como recriar um
pacote a partir do fonte. Você pode recriar o ubuntu-desktop para não
depender do que você não quer.

--
Thadeu Penna
Prof.Adjunto IV - Instituto de Física