[Ubuntu-BR] mplayer, gxine, totem e afins...

Marcelo Mendes marcelomendes em gmail.com
Sexta Setembro 22 12:29:27 UTC 2006

On 9/22/06, Mikhail Koslowski <mikhail.koslowski em gmail.com> wrote:
> olá pessoal.
>
> então,
> depois de muitas tentativas, fui atras de procurar qual era o problema
> de instalar o mplayer.
>
> mplayer depende de uma lib, que depende de um pacotes, que depende de
> um outro pacote. mas se eu instalar esse ultimo, ele desistala TODO o
> sistema.
> isso significa que eu n posso instalar mplayer pelo apt.

Tem algo estranho aqui, como assim não consegue instalar? os
repositórios estão atualizados? Se está dando problema pra instalar
podem haver pacotes quebrados, poderia explicar melhor, e demonstrar
os erros dessa tentativa de instalação?

> então, vamos baixar o source e compilar.
> tudo indo muito bem, até que, não sei por que, quando faço o
> ./configure antes do make, ele da:
> checking for GUI: no
> e eu não consigo compilar com gui.
>
> alguma sugestão??

Acho que você tem que habilitar a GUI no configure, algo do tipo:
./configure --enable-gui ou semelhante, para ver os possíveis
parâmetros para o configure faça ./configure --help

> estou me virando com gxine e totem por enquanto.
>
> dae um amigo meu com mesmo problema no mplayer me pediu como colocar
> os codecs no totem e no gxine.
> falei pra ele oq eu fiz.
> criei o /usr/lib/win32 e coloquei os codecs q eu baxei do site do
> mplayer lá dentro.
> ele fez e não obteve sucesso.
>
> alguma luz nesse outro caso??

Que eu lembre, não basta apenas jogar os codecs lá, o mplayer já
aponta pra procurar os codecs lá, mas o Xine/Gxine não tenho certeza,
talvez seja preciso indicar manualmente o caminho dos codecs, pra isso
vá em preferências, aba "codecs". Não custa lembrar que os codecs
devem estar "soltos" no diretório /usr/lib/win32.

Boa sorte.

--
Software Livre, uma causa por sí só
Marcelo Mendes ( x_madbot )