[Ubuntu-BR] Problemas com caracteres ? no nautilus

Daniel Tygel dtygel em nowtech.com.br
Terça Setembro 12 10:23:33 UTC 2006

Prezado Fernando,

  ao invés de querer mudar o seu sistema pra iso8859-1, aconselho a
fazer o inverso, a indicar a partição fat32 como utf-8, que todos os
acentos vão funcionar. É assim que eu faço aqui, inclusive partilhando
arquivos com outros computadores que são windows via samba.

  Ou seja, coloque a seguinte linha no seu /etc/fstab :

/dev/hdb2       /mnt/win_d      vfat
iocharset=utf8,users,auto,umask=000,uid=1000,gid=46    0   0

Ah: troque o uid pelo usuário que vc quer como dono do diretório.

   Você verá que fiz outras alterações na linha, incluindo uma que faz
com que este diretório seja montado automaticamente ao vc fazer login.
Se não quiser que isso aconteça e prefira montar manualmente, troque
"auto" por "noauto".

   Abraços, espero que ajude,

              daniel tygel