[Ubuntu-BR] Microfone

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Terça Novembro 28 16:30:11 UTC 2006

roberto.blatt em gmail.com escreveu:
> Olha se descobrir, por favor, pelamordedeus, me avise.

Vamos tentar
> Uso intel D945GTP e ICH7 e nunca consegui gravar voz, a 6 meses, mesmo no
> Ubuntu 6.10
> Só o mandriva deu algun sinal de vida e o kurumin, mas não progrediram.

Uhm... então algo deve estar mal configurado, só isso.
> Estou a ponto de instalar windows novamente.

Você é livre para fazer isso, mesmo que seja para perder a liberdade.
> E por aí se entende porque o linux não decola mesmo tendo um programa enorme
> como o Pc para todos.

Esse programa, na minha opinião, é ridículo e mal formulado.
> Tá vão dizer que a configuração de hardware é ruim, essa história toda.

De jeito nenhum.
Olha só:

1) sua placa é suportada pelo projeto alsa;
2) basta configurar o alsa corretamente;
3) jamais entregue os pontos por causa de um pequeno problema, veja bem,
é _apenas_ o seu microfone que o incomoda, tente resolvê-lo e ajudar a
todos que tem problemas similares, pois é assim que o software livre
progride, na pior das hipóteses, avise os desenvolvedores do seu
problema que eles _precisam_ saber isso e _querem_ a opinião dos
usuários, um desenvolvedor se sente feliz quando ele resolve um problema
para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Tente o seguinte:

Instale os pacotes necessários com o synaptic ou direto pelo apt (se já
não estiverem instalados):
sudo apt-get install alsa-base alsa-utils

Ao final da instalação, feche *todos* os programas que estiverem
utilizando o áudio ou eles vão travar.
Na linha de comando:
sudo alsaconf

Ele vai fazer umas análises e, ao final, vai te apresentar uma lista de
dispositivos detectados.
Ache o que se pareça mais com a sua placa, pode ser apenas o nome do
chipset (veja no site do fabricante qual é se tiver dúvidas) e aceite a
opção correta apertando enter.

Pronto!
Seu microfone, entre outros recursos da placa de som, devem estar
disponíveis.

Para melhor configuração do microfone, sugiro usar outro mixer, pois o
do gnome é meio limitado.
Instale:

sudo apt-get install alsamixergui

E após a instalação, rode-o e acione o controle mic-boost ou mic +20dB.

Seu microfone deverá estar funcionando redondinho. Lembre-se de
desmutá-lo (remova o mute) e aumentar o volume.
Lembre-se, também, de habilitar o modo captura para o microfone, e
levantar o volume da captura.

Obs. Impo: Caso esteja usando o software proprietário Skype, ele toma
conta do mixer e faz um monte de besteiras. Cuidado com ele. Prefira uma
aplicação de VoIP livre que é melhor.

Se tudo der certo, poste pra nós e, em seguida, mande pro Wiki.

Abraço!
Flavio.