[Ubuntu-BR] Por que o Ubuntu não melhora em certos pontos?

raul pereira da silva contato em raulpereira.com
Sexta Novembro 24 12:30:20 UTC 2006

acho o grub falho ou é tratado de maneira falha na maioria das
distribuições, por exemplo:

- vc tem um win instalado e deseja botar um mandriva em uma partição, vc vai
instala e automaticamente o grub fica alojado na mbr e é o responsável pelo
boot, tudo ok .. perfeito!
- ai vc resolve botar o ubuntu em outra partição e o q acontece? o ubuntu
mata o q ta na mbr e bota o seu e reconfigura o menu e tudo mais ... blz,
mas isso é perfeito? não seria melhor apenas alterar o q está la presente?
mas continuando...
- vc desiste do mandriva e resove matar a partição dele e pimba, primeiro
problema .. o grub q ta la não é o grub q ta alojado no mandriva e
consequentemente vc vai ter que ajeitar o menu na mão ... ai as sugestões do
joão procede ... iria ser uma mão na roda. mas continuando ...
- vc resolve dar um tempo de linux (sabe deus pq!!) e resolve desinstalar o
ubuntu e deixar somente o medonho windows e o q acontece? pimba ... não
inicia mais, vc terá q restaurar o mbr para o padrão de boot que o windows
alojou logo de cara .. e ai dali live cd e terminal novamente.

no fundo issas operações não são triviais pq precisa de um live cd ou
disquete bootavel e configuração via terminal e outro fator, na pratica quem
fica instalando e desistalando SO's?? não é usuário final, acho q vem daí a
falta de interesse em melhorar o sistema de bootloader, mas acredito que
principalmente em definir melhor um gestor para esse serviço, pq no final o
que acontece é que para cada novo SO instalado, o SO por default concede o
direito pra si de ser o gestor do bootloader e se por acaso ele sair o resto
leva picas.

é isso ... []'s,
raulpereira.