[Ubuntu-BR] (OT) - linux deve royalties a microsoft???

Antonio Fonseca antonio.fonseca em gmail.com
Quarta Novembro 22 18:13:03 UTC 2006

Olival,

Quanto a licença do BSD me refiro a ela como licença aberta e não como
licença livre no sentido de não ser esta uma licença de software livre, isso
porque ela não garante o copyleft.

Um sistema com licença BSD não é software livre porque não respeita todas as
quatro liberdades fundamentais do software livre e estou absolutamente certo
disso.

As quatro liberdades fundamentais do software livre:

- A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no.
0);
- A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as
suas    necessidades (liberdade no. 1). Acesso ao código-fonte é um
pré-requisito para esta liberdade;
- A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu
próximo (liberdade no. 2);
- A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos,
de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao
código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Atente para a liberdade no. 3!

Se você quiser chamar a licença BSD de licença livre por conveniência como
faz a FSF nessa URL, pode fazê-lo. Mas tenha o cuidado de informar ao seu
interlocutor que ela não garante o copyleft, exatamente como também é feito
naquele texto.

"Licenças como a GPL contêm um conceito adicional, conhecido como Copyleft,
que se baseia na propagação dos direitos. Um software livre sem copyleft
pode ser tornado não-livre por um usuário, caso assim o deseje. Já um
software livre protegido por uma licença que ofereça copyleft, se
distribuído, deverá ser sob a mesma licença, ou seja, repassando os
direitos." (FSF)

GPL está um passo adiante quando o assunto é liberdade justamente porque ela
garante o copyleft. Ou seja, ela obriga o desenvolvedor a manter o software
na GPL e isso é válido pata todos os seus derivados também.

"Código Aberto é uma metodologia de desenvolvimento; Software Livre é um
movimento social" (FSF)

"Para o movimento do Código Aberto, software não-livre é uma solução abaixo
da ideal. Para o movimento do Software Livre, software não-livre é um
problema social e o Software Livre é uma solução para ele." (FSF)

Quanto ao possível "relaxamento" da Microsoft em relação a sua propriedade
intelectual, eu não acho provável.

Portanto não há qualquer ilegalidade em a Microsoft se apropriar de software
com licença BSD para transformá-lo em software proprietário, a licença BSD é
permissiva a esse ponto. É exatamente por isso que hoje ela começa a assumir
um discurso favorável ao open source mas fica totalmente desconfortável com
o software livre.

Por favor leia:
http://antoniofonseca.wordpress.com/2006/11/21/as-intencoes-verdadeiras-da-microsoft/

Desculpe, mas também eu não vejo a Microsoft acusando a comunidade de
software livre de ser relaxada freqüentemente. Mas esse foi um "forte"
argumento utilizado pela SCO no caso contra a IBM.

O que a Microsoft vem fazendo é espalhar FUD e em um passado recente rotular
o software livre de "câncer" (que contaminaria tudo a sua volta) ou de
"comunismo digital".  Em ambos os casos ela está redondamente enganada (e
suspeito que até mesmo ela até sempre soube disso :-)).

Quem conhece a GPL sabe que a primeira acusação não é verdadeira
simplesmente por que a GPL não estimula qualquer contágio de código e
procura evitar que código livre se misture com sistemas proprietários. Sobre
a segunda acusação (aqui para nós, uma bobagem absoluta), o que posso dizer
a sério sobre ela? Bem que não há qualquer impedimento na GPL para a
comercialização do software livre.

Abraço,

ASF