[Ubuntu-BR] cron, anacron, at

Adriano Rafael Gomes adrianorg em gmail.com
Domingo Novembro 19 16:21:56 UTC 2006

Álvaro Justen [Turicas] escreveu:
> O que não entendo também é por que são rodados esses três serviços que
> têm a mesma finalidade...Pode ser que isso seja algum resquício de uma
> instalação passada na sua máquina, pois aqui me parece que apenas o
> cron está rodando:
> alvaro em dapper:~$ ps aux | grep cron
> root      4852  0.0  0.3   2116   696 ?        Ss   13:11   0:00 /usr/sbin/cron
> alvaro    6252  0.0  0.3   2888   812 pts/1    S+   13:59   0:00 grep cron

Posso estar falando besteira, mas pelo que sei é assim:

- O at é para agendar alguma coisa para ser executada uma única vez, em
determinada hora.

- O cron é para agendar tarefas que serão executadas periodicamente (a
cada X minutos, ou horas, dias, meses, várias combinações, etc). Se o
computador estiver desligado na hora de executar uma tarefa, ela
obviamente não será executada, e quando o computador for novamente
ligado, as tarefas "atrasadas" não serão mais executadas pelo cron.

- O anacron é para executar as tarefas "atrasadas" que não foram
executadas pelo cron na situação anterior.

Algumas tarefas dependem do cron e do anacron, melhor não desativá-los.
*Acho* que nenhuma tarefa depende do at.

--
Adriano Rafael Gomes
SoftwareLivreVS