[Ubuntu-BR] cron, anacron, at

Álvaro Justen [Turicas] alvarojusten em gmail.com
Domingo Novembro 19 16:00:40 UTC 2006

José,
A pergunta não é imbecil não ;-)
Qual versão do Ubuntu você está usando? Ela foi instalada do zero ou é
atualização de uma versão antiga? Se é atualização, qual foi a versão
que você instalou do zero e foi atualizando até chegar nela?

Eu tinha esse mesmo problema no Breezy, e descobri que a intensa
atividade do HD era por causa do updatedb. O updatedb atualiza o banco
de dados de arquivos do sistema, para que quando você for fazer uma
busca usando o comando "locate" o resultado seja encontrado muito mais
rapidamente. No Breezy isso vinha instalado por padrão, mas não lembro
qual programa [anacron, cron ou at] era chamado para fazer isso. Como
eu não utilizo o "locate" para fazer buscas de arquivos, apenas
alterei o arquivo de configuração de um desses três programas para que
o updatedb não fosse mais rodado.
Eu ficava me perguntando POR QUE o Ubuntu tinha isso, e me parece que
isso acabou sendo tirado a partir do Dapper.

O que não entendo também é por que são rodados esses três serviços que
têm a mesma finalidade...Pode ser que isso seja algum resquício de uma
instalação passada na sua máquina, pois aqui me parece que apenas o
cron está rodando:
alvaro em dapper:~$ ps aux | grep cron
root      4852  0.0  0.3   2116   696 ?        Ss   13:11   0:00 /usr/sbin/cron
alvaro    6252  0.0  0.3   2888   812 pts/1    S+   13:59   0:00 grep cron

Abraços,
 Álvaro Justen [Turicas]