[Ubuntu-BR] atualizaçao de maquinas sem internet

hamacker sirhamacker em vidy.com.br
Quinta Março 30 17:41:33 UTC 2006

Primeiro desenvolva uma maquina com ubuntu com tudo que precisa, claro
que obviamente terá de usar a internet para isso, a menos que tenha o
ubuntu em dvds. Terminou tudo ? Os plugins, java, som, codecs,... estão
todos OK ?

Nossa intençao agora é copiar os .deb que voce ja baixou para um cdrom,
criar uma lista com os pacotes que voce tem instalados no seu micro para
que numa condição de instalação offline voce possa montar uma maquina
similar a original :

# mkdir ~/repositorio
# cd ~/repositorio
# touch ubuntu-updates.txt
# mkdir updates
# apt-get autoclean
# cp /var/cache/apt/archives/*.deb ~/repositorio/updates

Eu costumo copiar para ~/repositorio/updates/ pacotes não oficiais que
eu mesmo criei ou baixei da internet como o sun-java, broffice,
w32codecs e outros. Isso tambem simplifica sua vida depois. Continuando...

# dpkg-scanpackages updates ubuntu-updates.txt| gzip > updates/Packages.gz
# dpkg --get-selections >~/repositorio/lista_de_pacotes_instalados.txt

pronto!
Agora basta mandar ~/repositorio/* para a raiz do cdrom,
ficando o cdrom assim :
[cdrom]

   +-------> ubuntu-updates.txt
   +-------> lista_de_pacotes_instalados.txt
   +-------> [updates]
                 +----->*.deb e outros arquivos

Quanto tiver que instalar o ubuntu outra vez, ou mesmo apanhar um ubuntu
já pré-instalado e usufruir deste cd de atualização então :

# sudo apt-cdrom add

ele irá pedir um nome para essa sua unidade de cd, então coloque algo
como "ubuntu-updates" ou "ubuntu-updates-<data>", enfim voce decide.
Deve ter um jeito desse nome já vir estampado no cdrom sem ele perguntar
nada como ele faz com o cdrom original do ubuntu, mas infelizmente ainda
não descobri como. Mas continuando o assunto...

Agora se voce digitar um apt-get dist-upgrade, já poderá contar com as
atualizacoes que voce colocou no cdrom. Mas ainda não é tudo. Se voce
usar o synaptic e for até a opção "Arquivo->Ler marcaçoes" e apontar
para o arquivo lista_de_pacotes_instalados.txt que está no cdrom então
voce irá baixar todos os programas  que voce dispunha na maquina
original a partir destes cds (o extra que voce criou e o do ubuntu
original).

Muito prático, né ? Só que falta uma coisa, ao ler as marcacoes o
synaptic marcará pacotes que não serão necessarios na maquina infitriã,
por exemplo : meu notebook usa o kernel 686, mas ao instalar num athlon
voce queira usar o kernel mais correspondente, o k7 e não o 686. Então
fique atento a isto. Quando crio meu cd de atualizacoes eu uso um
apt-get -d (ou marcando no synaptic apenas para baixar os pacotes mas
nao instalar) esses pacotes de kernel (linux-image, linux-restricted) de
outras plataformas apenas para a eventualidade de usar este cd noutro
computador completamente diferente do meu.

[]'s e sucesso.

--
Jabber : sirhamacker
Skype : sirhamacker