[Ubuntu-BR] Xmanager

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Terça Março 28 12:58:17 UTC 2006

> Interessante. Nao conhecia o X Forwarding.

Flexível né?
E isso é assim desde que Xserver e ssh existem!
Uma vez configurado, sempre funciona.

> Bacana... nunca tinha usado o X no Cygwin.

Por incrível que pareça, funciona. E muito bem!
Você pode até instalar o Gnome ou KDE no seu Windows! Mas aí já é off-topic.

> Vale a pena usar esse tipo de recurso. Mas e se eu precisar do inverso,
como
> faz? Com a area de trabalho remota eu preciso de um windows com multiplas
> sessoes...

Você quer usar o Windows remotamente a partir do Linux?
Olha, eu uso Windows há anos e meu favorito sempre foi Linux, pois tudo o
que eu quero fazer eu posso, mesmo que dê algum trabalho a mais.
Algumas coisas, no Windows, não dá. O que facilita muito as coisas no Linux
é o fato de tudo ser server e tudo rodar em rede. Inclusive som e gráficos.
O ambiente gráfico do Windows não é um servidor como o X, muito menos o som.

No Windows atual existe o tal do Terminal Services mas nunca usei e nem sei
qual protocolo ele usa, parece que é um VNC da vida.
Tem um tal de Citrix metaframe que cria um servidor gráfico a partir do
Windows mas não sei se tem cliente pro Linux, pesquisa aí... aqui na empresa
a gente usa Windows-Windows apenas. E é lento pra burro.

O único jeito que conheço e já usei foi usando o protocolo VNC.
O problema é que não conheço nenhum servidor open-source de VNC pra Windows.
Parece que tem um free pra uso pessoal, dá uma fuçada no google.
No Ubuntu tem um cliente VNC muito bom, dá um search no apt.

Com o VNC sua área de trabalho fica disponível remotamente através de um
usuário, senha, sob protocolo VNC em uma porta designada sem nenhuma
criptografia. Parece que dá pra anunciar o servidor num site na Internet que
é útil pra quem tá atrás de firewalls e IPs dinâmicos.
Segurança = 0, mas funciona.

Abraço!
Flavio.