[Ubuntu-BR] Xmanager

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Terça Março 28 11:33:07 UTC 2006

> como funciona esse X Forwarding e o X Server + Cygwin?

XForwarding é um modo de transmitir dados do X Server por algum túnel.

Usa-se isso dentro do ssh.
ssh é um protocolo de comunicação seguro para transmissões via internet,
pois usa dados encriptados.
Xserver é o servidor de aplicações gráficas para ambientes Unix. No Ubuntu
usamos o xserver-xorg. É instalado por padrão pra rodar o Gnome ou o KDE no
Kubuntu.
Cygwin é uma camada de compatibilidade Linux para Windows. É exatamente o
contrário do Wine, ou seja, você roda aplicações nativas do Linux em um
ambiente Windows.

Como usar esse monte de balela que falei acima:
Supondo que uma máquina Linux esteja configurada com o Ubuntu, rodando
Gnome.

Na máquina Ubuntu:
Instale o ssh com "apt-get install openssh opensshd" se já não estiver
instalado, é claro.
Vá em /etc/ssh/sshd.conf e na linha XForwarding coloque como True.
Se você usar ADSL comum para conectar, altere a porta de comunicação, pois
os provedores brasileiros bloqueiam as portas baixas. O padrão do ssh é 22,
eu alterei pra 2222 no mesmo arquivo sshd.conf pra funcionar no Speedy da
Telefônica aqui em São Paulo. Se estiver em rede local ou em conexão
profissional com a Internet deixe na 22 mesmo.
Após as alterações, faça um killall sshd
Inicie-o com /etc/sbin/sshd (tem que digitar o caminho todo)

Seu servidor já está pronto.

Faça tudo acima como root, se seu ubuntu está no padrão basta colocar sudo
na frente de tudo. Pra editar o sshd.conf, use o nano ou o vi de acordo com
sua preferência.

Na máquina remota Windows:
Instale o Cygwin que você acha em www.cygwin.com basta baixar o pacotinho de
instalação (pequeno), rodar o setup e seguir as instruções.
No setup do Cygwin selecione apenas os pacotes básicos, o x-server e o ssh.
Aí o setup baixa dos repositórios e instala pra você, isso demora um pouco.

Após a instalação, rode o cygwin. Vai abrir um prompt de comandos padrão
bash.
Digite xinit

O xserver irá iniciar e abrir um prompt de comandos x-terminal. Você achará
isso engraçado, é um servidor gráfico X igualzinho ao que usamos no Ubuntu,
só que no Windows.

No xterminal digite
ssh -p [porta] -C -X [seuusuario]@[endereço da máquina]

a opção -p [porta] é opcional se você estiver rodando o servidor na porta
padrão 22.
a opção -C é pra compactar os dados, de forma a ficar mais rápida a
comunicação, especialmente dos gráficos.
a opção -X habilita o XForwarding.
[seu usuário] é o usuário da máquina Linux, se for o mesmo da máquina
windows nem precisa digitar.
[endereço da máquina] é o endereço da máquina Linux, pode ser o IP.

Por exemplo, suponhamos que eu seja o usuário da máquina 192.168.0.11 na
minha rede local e meu servidor está na porta 2223:
ssh -p 2223 -C -X flavio em 192.168.0.11

PRONTO
após o comando acima você estará conectado. Aceite a chave de criptografia
(digite yes) e coloque sua senha da máquina remota.

E AGORA?
Você estará num prompt bash da sua máquina Ubuntu remota.
Digite, por exemplo, nautilus (se você usa o gnome) ou konqueror (kde) e
espere alguns segundos.
A tela do Nautilus ou do Konqueror vai aparecer pra você, na sua máquina
Windows!!!
Tente com outros aplicativos como o ooffice (openoffice.org) ou abra
qualquer arquivo no nautilus que a aplicação se abre pra você!

Você pode rodar QUALQUER aplicação gráfica ou shell normalmente.
Se usa o kde, tente digitar startkde (não lembro o equivalente do gnome,
alguém me lembra aqui?) e seu ambiente kde remoto estará todinho para você,
remoto!

Bom, ficou um pouco longo mas acho que serve pra muitos administradores
remotos por aí, que são obrigados a usar Windows em algum lugar, como eu
aqui no trampo.

Um abraço!
Flavio.