[Ubuntu-BR] Ajuda com servidor de E-mail

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Junho 21 12:58:29 UTC 2006

Sim isso é possivel, mas voce não precisa "pregar" o seu servidor num IP
quente, mas fazer o seguinte :

Seu IP ADSL é 200.1.1.1 que provavelmente está no seu firewall, então
voce liga para o seu provedor é pede para ele que voce deseja que seu IP
se torne um MX e que batiza-lo como mail.suaempresa.com.br, seu provedor
provavelmente saberá do que voce esta falando e terás as condicoes de
fazer essas modificacoes para voce, depois disso voce vai até o firewall
e coloca uma regra como esta :

iptables -t nat -A PREROUTING -i $EXTERNAL -p tcp -d $EXT_IP --dport 25
-j DNAT --to-destination 192.168.1.5:25

($EXTERNAL é ethN onde é a interface ligada ao ADSL e $EXT_IP é o 200.1.1.1)

que irá direcionar o trafego para seu SMTP interno, se quiser que
pessoas de fora tambem puxem os emails (nao recomendo) entao voce faz o
mesmo redirecionando para as portas 110 (pop) e 143 (imap).

Isso irá simplificar sua vida porque :
- nao necessitará de 2 DNS exigidos para quem quer jogar servidores na
internet
- nao terá problemas de reverso
- usuarios internos enviarao mensagens de forma mais rapida porque a
comunicacao é local (o envio para o destinatario é outros quinhentos).
- voce pode estabelecer regras para aceitar ou rejeitar mensagens como
instalar o amavisd-new e contar com antivirus, RBLs para rejeitar
dominios SPAM, rejeitar anexos maiores que 50G, auditar o que sai ou
entra,...

[]'s e boa sorte.