[Ubuntu-BR] Minhas impressões sobre o Dapper

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Segunda Junho 12 23:13:26 UTC 2006

Em Domingo 11 Junho 2006 19:21, Thadeu Penna escreveu:

> Isto é para Red Hat e rpms :)

Permita-me discordar, Thadeu. Mas não é bem assim. Tá certo que eu adorei o
Ubuntu e provavelmente não vou nunca mais usar outra distribuição em minha
vida, mas uma boa distribuiçao baseada em RPM permite, SIM, fazer upgrades
sem sustos.

Fui usuário de Conectiva Linux entre as Versões 5 e 10 e tive várias
oportunidades de testar isso.

Do conectiva 5 para o 6 eu reinstalei do zero porque eu não sabia nada de
linux e não sabia que dava para fazer upgrade (lol). Do conectiva 6 para o 7
eu fiz upgrade através do CD da finada revista do linux e tudo funcionou
muito bem (mas eu não tinha pacotes "estrangeiros" instalados).

Do conectiva 7 para o 8 eu fiz upgrade através da internet. Não ficou muito
bom porque eu tinha instalado uma pá de pacotes estrangeiros. além do mais a
conectiva lançou o 8 com um KDE beta (e olha que eles eram uma distro baseada
em KDE). Então eu tive que fazer um upgrade do 8 para o 8+ via CD e muita
coisa ficou funcionando errado.

Daí eu reinstalei o 8+ a limpo e parei com a mania de instalar rpms estranhos.
Quando queria um programa que não estava na distro eu compilava na mão
com --prefix=/opt e instalava com make install. Daí deu para instalar do 8
para o 9 e do 9 para o 10 sem susto.

Tudo bem que o Ubuntu é muito bom, mas os maiores problemas das distribuições
em rpm não são causados pelo sistema rpm em si, mas pela "fuçação" por parte
dos usuários (que não ocorre em um ambiente de produção -- o que explica
porque o upgrade nesses sistemas é mais garantido).

--
José Geraldo Gouvêa