[Ubuntu-BR] Pau na Instalação do Kubuntu 6.06

José Geraldo Gouvêa jggouvea em gmail.com
Quinta Junho 1 03:10:28 UTC 2006

Tive um problemão aqui com a atualização Breezy -> Dapper.

Depois de instalar os pacotes do CD eu fiquei com um sistema instável (já que
parte dos pacotes continuava antiga). Havia tantos conflitos de dependência
causados por libraries que mudaram de nome que teria que desinstalar o KDE
inteiro para resolver.

Quando eu já estava a meio caminho de resolver (tinha instalado icewm e
atualizado o X e tinha um sistema gráfico mínimo para ir administrando a
atualização) eu reiniciei o sistema e ele não reiniciou mais. Depois que eu
instalei o kernel novo eu perdi o sistema de arquivos /proc e /initrd.

Com isso eu não conseguia inicializar nenhum kernel e -- pior -- mesmo
entrando no modo rescue eu não conseguia recriar os dispositivos (se eu
conseguisse recriar os dispositivos eu ficaria feliz pois poderia fazer
backup dos dados que, infelizmente, estavam mesclados na partição raiz, tais
como 360 MB de updates e um site que eu estava fazendo).

Depois de um dia inteiro fuçando em vão em busca de uma resposta eu perdi a
paciência e formatei a / para reinstalar a limpo.

Não sei se o meu problema foi causado pelo estado ainda RC do kubuntu-6.06 ou
se foi alguma besteira que eu fiz (tipo instalar um kernel novo antes de ter
terminado de instalar todo o resto).

Mas isso me motivou a pergunta: Como recuperar um sistema  que ficou no estado
do meu, sem /proc e sem /initrd?

Acho que isso vai dar uma boa discussão.

--
José Geraldo Gouvêa