[Ubuntu-BR] Som de 6 canais na Asus K8N

Rafael Rezende rrezende em gmail.com
Quarta Julho 12 13:24:42 UTC 2006

Opa,

On 7/12/06, Flavio Henrique Araque Gurgel <fhagur em gmail.com> wrote:

> tudo
>
> Agora eu te pergunto: que programa você está usando pra "gerar" o som?
> O Alsa é apenas o servidor de som e dele só depende controlar as saídas e
> entradas.

Testei vários programas, Totem, Muine, XMMS etc, tanto com o driver alsa
quanto o driver NVidia (que utiliza OSS).

Se você clicou em "Duplicate Front" e saiu som nas caixas traseiras, isso é
> um bom sinal, significa que o Alsa reconheceu sua placa de som
> corretamente
> e sabe como controlá-la... mas isso não são 4 canais, são 2 canais
> "copiados" para mais 2.
>
> Para ter som em 6 canais o que você precisa é um programa que gere isso,
> como um DVD Player.
> Ter som saindo em 6 caixas quando ouvindo uma música, que geralmente é
> estéreo, apenas 2 canais, não adianta nada e só vai estragar o som. Logo,
> 2
> canais para ouvir música é suficiente e recomendado, faz bem para os
> [...]

Não concordo, no Windows eu escuto músicas usando todos os canais
(replicados, claro) e não vejo problemas no som. Não há como eu utilizar
apenas 2 caixas de 3 watts cada, o subwoofer nem é utilizado nesse caso.

> Diz aí exatamente o que você quer fazer pra que a gente possa te ajudar
> melhor.

Eu quero ver dvds usando todos os 6 canais e ao ouvir apenas músicas, que o
som seja replicado por todos eles :)

Não cheguei a testar um DVD 5.1 especificamente, mas meu uso principal são
apenas músicas, então esse é o problema principal que quero resolver :)

Obrigado.

--
Rafael Rezende