[Ubuntu-BR] Som de 6 canais na Asus K8N

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Quarta Julho 12 11:22:57 UTC 2006

> Vi o pessoal recomendando a Asus K8N aqui na lista e resolvi perguntar se
> alguém conseguiu configurar o som dessa placa pra N canais? Com o driver

Tenho uma K8V, não é o mesmo chipset, mas acho que posso ajudar.

> Alsa consegui 4 canais usando replicação (laterais e traseiros) e com o
> driver oficial da NVidia funcionaram apenas os canais laterais (já mexi
tudo
> no mixer).

Agora eu te pergunto: que programa você está usando pra "gerar" o som?
O Alsa é apenas o servidor de som e dele só depende controlar as saídas e
entradas.
Se você clicou em "Duplicate Front" e saiu som nas caixas traseiras, isso é
um bom sinal, significa que o Alsa reconheceu sua placa de som corretamente
e sabe como controlá-la... mas isso não são 4 canais, são 2 canais
"copiados" para mais 2.

Para ter som em 6 canais o que você precisa é um programa que gere isso,
como um DVD Player.
Ter som saindo em 6 caixas quando ouvindo uma música, que geralmente é
estéreo, apenas 2 canais, não adianta nada e só vai estragar o som. Logo, 2
canais para ouvir música é suficiente e recomendado, faz bem para os
ouvidos.

Para som profissional vários aplicativos trabalham com vários canais de
saída, todos eles usando o Jack connection kit, que nada mais é do que um
servidor de som de baixa latência (rápida resposta) que se conecta ao alsa
pra trabalhar.

Diz aí exatamente o que você quer fazer pra que a gente possa te ajudar
melhor.

Abraço!
Flavio.