[Ubuntu-BR] Disquete de Boot

Luiz Fernando Signorelli Gonçalves luiz.sg em gmail.com
Sábado Fevereiro 11 11:28:29 UTC 2006

Em 10/02/06, André Guedes<andreguedes85 em gmail.com> escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Tenho na minha maquina o winXP e o ubuntu instalados. O winXP deu um
> problema (como de praxe) e eu estou precisando reinstalar o XP, mas ainda
> quero continuar com a minha partição linux! Estou querendo criar um disco de
> boot pq tenho quase certeza de que quando eu instalar o win ele irá apagar o
> MBR onde está o grub! E dai não conseguirei ter acesso a minha partição
> linux...
> Já andei dando um procurada na net de como criar discos de boot, mas em todo
> [...]

No Guia Foca Linux (http://focalinux.cipsga.org.br/) tem o seguinte:

     # mke2fs /dev/fd0
     # mount /dev/fd0 /floppy -t ext2
     # mkdir /floppy/grub
     # cp /lib/grub/i386-pc/stage[12] /floppy/grub
     # cp usr/share/doc/grub/examples/menu.lst /floppy/grub
     # umount /floppy
     # /sbin/grub

Este último comando disponibiliza a linha de comando do GRUB. Digite
os seguintes comandos:

     grub> install (fd0)/grub/stage1 d (fd0) (fd0)/grub/stage2 p
(fd0)/grub/menu.lst
     grub> quit

Neste momento o disquete está pronto. Note que o menu.lst que foi
copiado para ele é um arquivo de exemplo, sendo necessário que você o
configure de acordo com suas necessidades.

Obs: Como o guia foca é baseado no Debian, eu alterei os comandos para
que funcionassem no ubuntu.

Luiz Fernando
--
"Can't you see?