[Ubuntu-BR] Socorro! Ataque!

Rodrigo Escobar (diguin) diguin em superonda.com.br
Sexta Fevereiro 10 23:52:24 UTC 2006

Bom Jose Geraldo..

eu entrei hoje na lista por indicação de um amigo meu envolvido com o ubuntu
e pretendo ajudar quem precisar.. eu ja atuei na area de security e continuo
pesquisando muita coisa sobre security e me atualizando sempre.. pelas
poucas informacoes que voce me deu e que eu consegui ler la na lista.. voce
provavelmente teve sua maquina "hacked".. o chkrootkit nao ajuda muito pois
ele so pega valores setados como automatico se eh que voce me entende.. ele
pega os padroes dos rootkit's e procura por esses padroes.. ja testei ele e
nao gostei muito por esse motivo..

agora eu gostei muito do rkhunter.. esse sim.. alem de ter mais opcoes sobre
a procura.. ele compara os md5 acho que chk tambem faz isso e se tiver algum
trojanado ou alguma coisa do tipo ele indica.. o link do rkhunter eh o
seguinte:
http://downloads.rootkit.nl/rkhunter-1.2.7.tar.gz

alem dele te mostrar a comparacao md5... ele procura por modificacoes em
diretorios.. links simbolicos e da informacoes sobre todas modificacoes
feitas em sua estrutura de arquivos.. eu consigo identificar facilmente
essas falhas.. ou entao quando a maquina provavelmente foi ownada.. mas
infelizmente explicando acho que eh meio dificil de passar a experiencia..
mas no que eu puder ajudar eu vou tentar..
no mais.. seria interessante voce passar o rkhunter.. verificar os md5 dos
binarios.. e se tiver algum arquivo que talvez voce nao consiga remover..
mais pra frente eu posso te ajudar com outras dicas..

Att,

Rodrigo Escobar.