[Ubuntu-BR] PostGreSql

Flavio Henrique Araque Gurgel fhagur em gmail.com
Sexta Agosto 18 01:39:57 UTC 2006

negretti em oi.com.br escreveu:
> Senhores,
> instalei o software de gestão Stoq (http://www.stoq.com.br/index.html),
> que trabalha com PostgreSQL, então instalei. Porém não sei como
> efetuar as configurações pós instalação. Toda vez que executo o
> comando "$ psql " me retorna isso: "psql: FATAL:  banco de dados
> "negretti" não existe", alguém tem alguma dica?

Você precisa fazer exatamente o que o erro está falando: criar o banco
de dados indicado, se é que ele deve ter o seu nome mesmo.
Se você não tem familiaridade com a linguagem SQL e quer só poder usar o
programa indicado, você terá que criar uma base de dados dentro do
servidor PostgreSQL que tenha um nome, usuário e senha que sejam
reconhecidos por esse programa, bem como esse usuário deve ter acesso
global _apenas_ ao banco de dados que ele trabalha por motivos de
segurança. Não use nomes de usuário semelhantes aos do sistema, crie-os
de acordo com a sua necessidade.

Acho que você precisa aprender mais sobre bases de dados relacionais
para poder administrar corretamente isso tudo.

Sugiro ler tutoriais de PostgreSQL (infelizmente os melhores são apenas
em inglês, sinto muito).
Caso queira apenas criar a base, com um usuário e senha conhecidos que
você repassa para o stoq fazer o resto, sugiro a ferramenta gráfica
pgadmin3, que pode ser instalada via apt-get diretamente. Se você tem
apache instalado nessa máquina com módulo PHP, o phppgadmin é uma
excelente opção pra fazer isso tudo.
Mas siga o tutorial em
http://www.postgresql.org/docs/8.1/static/installation.html para setar
tudo na base de dados antes de usá-la para produção, pois você verá que
há um usuário com senha padrão com direitos de administrador. Esse
usuário deve ser eliminado após criar o seu, com direitos similares.

Abraço!
Flavio.