[Ubuntu-BR] Como instalar Ubuntu Dapper em um Macbook - Parte 3

Adilson Oliveira adilson em linuxembarcado.com.br
Quinta Agosto 17 21:33:51 UTC 2006

Olá amiguinhos, bem vindos à parte 3 do nosso roteiro que começa mais ou
menos assim:
Era uma vez um macbook branquinho, que vinha de fábrica com um ótimo
sistema operacional mas seu dono resolveu que ele merecia mais, merecia
sentir o gostinho da liberdade e resolveu instalar Ubuntu GNU/Linux nele.
Eles passaram por muitos perigos e tribulações em sua jornada mas agora
ele está funcionando praticamente 100% e seu dono resolveu contar aos
outros como fazê-lo, de modo que deixem seus Macbooks também muito
felizes e assim... (neste momento entra o fantasma de Graham Chapman,
vestido de Coronel, fazendo gestos com o bastão para afastar o narrador
dizendo "Silly, silly, this is just silly. Get on with it! Get on with
it!) :)
Ok, chega de bobagem. Continuando com a nossa saga.

Fase 9) Vídeo.
O vídeo deve já estar funcionando normalmente, com aceleração inclusive.
Se você instalou o 915resolution, a resolução deve ser 1280x800 que é a
resolução nativa.
Alguns ajustes finos:
- - Certifique-se que o módulo i915 esteja sendo carregado. Eu acrescentei
a linha "i915" no /etc/modules
- - Alguns programas que usam OpenGL em tela cheia apresentam problema
como o bzflag. Para resolver, instale um driver i810 atualizado que pode
ser encontrado aqui: http://xgl.compiz.info/ bastando seguir as
instruções para adicionar os repositórios.

Fase 10) Câmera
Esta câmera é uma das coisas mais legais deste notebook. Para faze-la
funcionar, precisamos tomar algumas providências meio radicais. Uma
delas é extrair o firmware dela do Mac OS X e compilar um módulo. De
qualquer modo, não é nada para se preocupar pois já está tudo mastigado.
Basta baixar este arquivo que contém o módulo e o programa extrator do
firmware http://people.freedesktop.org/~rbultje/linux-uvc-0.1.0-b.tar.gz
descompacte, monte a sua partição do MacOS X assim:
sudo mount -t hfsplus /dev/sda2 /mnt/mac
e seguir execute
make all
./extract
/mnt/mac/System/Library/Extensions/IOUSBFamily.kext/Contents/PlugIns/AppleUSBVideoSupport.kext/Contents/MacOS/AppleUSBVideoSupport
make install
Isso vai instalar o módulo uvcvideo.
Daí é só um sudo modprobe uvcvideo e sua câmera deve funcionar em todos
os programas que suportarem V4L2 como o Ekiga.
Aliás, no Ekiga vai aparecer a imagem cortada, para arrumar, abra o
gconf-editor e vá em Apps/ekiga/devices/video e ajuste size para 1.

Ok, acho que até o momento é isso que eu tenho a ensinar. Uma coisa que
ainda não consegui resolver é o microfone.
Neste fim de semana pretendo testar o fone bluetooth pois transferência
de arquivos funciona "out of the box".

Vale dizer que claro que estas coisas todas que escrevi não foram
exclusividade minha :)
Créditos vão para umas boas de websites, fórums, arquivos de listas que
cacei e peneirei. Para dizer a verdade perdi até as contas de quantos.
Alguns deles:

http://desrt.mcmaster.ca/macbook.xhtml
http://bin-false.org/?p=17
http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=188331
http://w0pht.wordpress.com/2006/06/12/ubuntu-how-to-page/
http://forums.macnn.com/showthread.php?t=292650
https://help.ubuntu.com/community/CompositeManager/Xgl
http://blogs.gnome.org/portal/rbultje

De minha parte, fiquem à vontade para fazer o que bem entenderem com
este material. Uma citação das fontes seria bacana. Assim que eu tiver
novidades, posto aqui.
No momento estou procurando como fazer funcionar o microfone. Se alguem
descobrir, dê um retorno.

Bom proveito.

[]s

Adilson.