[Ubuntu-BR] problema - hal.dll

Fellipe Cicconi liperuf em gmail.com
Quarta Outubro 26 02:55:30 UTC 2005

Olá lista,

Sempre tive dificuldades em lidar com o gerenciador de boot no meu PC.
Tenho, em 2 HDs (40 e 20 GB) 3 sistemas operacionais: Win2k, WinXP e Ubuntu.

Antes, eu usava o Win2k e o live-cd do Ubuntu para brincar. Quando comprei
um jogo, tive que instalar o XP e estava usando, sem problemas, o XP e o 2k,
pq o boot.ini estava perfeitamente configurado para atender essa
necessidade.

Quando resolvi instalar o Ubuntu no HD já havia selecionado um teco livre do
HD, onde, tempos atrás, instalei o Fedora Core 3. Annnntigamente eu usava
Red Hat.

Após instalado Ubuntu (5.04) usei ele muito bem. Fui lendo as dicas aqui e
beleza. Só que, quando tive a necessidade de bootar pelo XP, recebi uma
mensagem de erro (que já conhecia):

<windows directory\system32\hal.dll is missing

Tenho diversos traumas da disputa entre GRUB e o MS boot.ini para dominar o
setor de inicialização, e sei que se eu botar o meu cd do XP para restaurar
o caminho do hal.dll, o GRUB irá parar em uma galáxia distante. Ou seja,
ainda não tentei isso.

Procurei na internet textos de ajuda sobre o hal.dll mas todos eles
aconselham colocar o CD do XP e seguir o procedimento.

Gostaria que alguém desse a dica decisiva para chegar a uma solução
não-traumática.

Agradeço desde já,
--
Fellipe Cicconi