[Ubuntu-BR] Meu inicio no Linux

Og Maciel og.maciel em gmail.com
Sábado Outubro 15 19:12:48 UTC 2005

Oi Alexandre,

Bem vindo ao clube. Vou tentar de dar umas dicas rapidinhas e depois volto
com mais detalhes se voce precisar...

O thunderbird é bonitinho, mas a configuracao do SMTP para cada conta
de e-mail é, no minimo, nada user-friendly. Podia ser mais "obvio". Alias,
ele podia importar arquivos IAF direto do outlook. Porque será que nao o
faz?

Ja' tentou usar o Evolution que ja' vem instalado com o Ubuntu?

O meu Skype continua sem rodar direito. Só roda direito quando eu dou
sudo skype no terminal. E SEMPRE da problema com o dispositivo de audio. Ja
reparei que nao posso ouvir MP3 com o skype aberto, nem abri-lo com o player
de MP3 tocando. No windows pode, porque nao no linux?

Houveram outros emails de pessoas falando como instalar o Skype... Troca
umas ideas com eles e tenta descobrir como consertar o seu problema... e
quando descobrir, manda a informacao pra todo mundo... ;)

O AMule da umas travadas sinistras apos algum tempo de uso. É só
fechar e abrir de novo, mas é travada, nao tem perdao.

Pode ser algum bug no AMule... Ja' tentou um outro programa parecido? Ou
procurou no google por mais informacao?

Ate hoje nao consegui fazer o vmware funcionar, e eu preciso tanto
rodar protel... (nao, gEDA e Eagle nao sao "opções viaveis")

Voce precisa de instalar alguns pacotes de compilacao basicos no Ubuntu pra'
fazer o VMWare funcionar... Aqui o meu (v. 5) funciona sem problemas.

Como fazer pro meu teclado acentuar? Ainda nao entendi o macete! :oP

Voce vai ter de instalar alguns language-packs pra' fazer isso. Creio que se
voce procurar (via Synaptic se voce nao gostar de usar o apt-cache)
language-pack* e escolher tudo que terminar com PT no final e depois
reiniciar o GDM (apertando CTRL + ALT + BACKSPACE ao mesmo tempo) tudo vai
ficar em portugues. Alguem aqui que usa o teclado brasileiro pode confirmar
isso?

Nao tem um playerzinho de MP3 mais bonitinho nao? Tipo o Winamp?

Usa o xmms mesmo... Alias, ate' os skins do winamp funcionam com ele...

Tem algumas radios que carregam um .ASF pra streaming de audio, como
> eu faço isso funfar no linux

Tenta o http://www.shoutcast.com ou instala o streamtuner junto com o
xmms...

Po, o Firefox fica MUITO diferente no Linux. Ja que as fontes do
windows sao "copyright" microsoft...pelo menos me diz como copia-las pro
Linux e usa-las, as letras no firefox do linux ficam muito pequenas e se
aumentar pelos meios "normais" a pagina perde a sua formatacao!

Voce tentou modificar as fontes e instalar novos temas?

Preciso de antivirus pra linux?

Ainda nao, pois a maioria dos virus foram escritos para Windows. Mas se voce
quiser um, tenta o ClamVirus...

To sem o CD do ubuntu. Como eu faço pra ele parar de pedir o CD no
drive quando eu dou um apt-get install?

Adicona um # no inicio da linha do seu /etc/apt/source.list que diz algo com
CD e faz um apt-get update

Abracos,

Og