[Ubuntu-PT 10958] Re: Digest ubuntu-pt, volume 164, assunto 2

Diogo Constantino diogoconstantino sapo.pt
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018 - 11:57:49 UTC

Olá,

O conselho não faz nenhum barramento, no máximo fazemos algum
aconselhamento e algum controlo de qualidade (que normalmente não
resulta em algo não se fazer mas em fazer-se da forma certa), e os seus
atos são todos públicos e os que não podem ser por envolverem terceiros
que requerem alguma reserva temporariamente, a seu tempo também são
tornados públicos.

Não são dadas ferramentas? Que ferramentas que não estão acessíveis à
comunidade é que tu pediste?

Olhemos para as ferramentas que a comunidade usa para organizar e
promover os eventos:
1 LoCo directory
2 Gettogether.community
3 Meetup.com
4 Blog Ubuntu-PT
5 Mailing List
6 Facebook
7 Twitter

Em quantas delas estás presente? Pediste alguma vez os privilégios para
aceder a funcionalidades de publicação como Ubuntu-PT?

Não só não pediste os privilégios nas plataformas onde estás, mas nem
estás em algumas delas, onde estares presente nem depende do Conselho
mas só da tua vontade.

No conselho não fazemos tudo bem, as vezes nem sequer fazemos tudo o que
gostaríamos, ou deveríamos, reconhecemos isso. Mas não tentes atirar as
culpas para cima do conselho, porque se alguma coisa não funcionou bem,
não foi certamente apenas por culpa de conselho. E se algo não funciona
bem nesta comunidade todos podem propor alternativas e/ou demonstrar
mérito delas.

Nós não estamos aqui para controlar, ou barrar nada, estamos para
integrar as pessoas de acordo com os ideais e código de conduta, e para
gerir de acordo com as normas da comunidade Ubuntu e uma certa medida de
bom senso e mérito porque os recursos não chegam para tudo.

Quanto às ferramentas:
O que não falta no Ubuntu são ferramentas da comunidade, aliás nós
aumentámos a quantidade de ferramentas e melhorámos a utilização de outras.
Podemos fazer mais e melhor?
Certamente! E a seu tempo à medida que nós e quem quiser ajuda o for
contribuindo, mais for feito. Isto não é uma tarefa exclusiva do
Conselho, a este respeito o conselho só quer garantir que segue os
ideais da comunidade e o código de conduta.

Se alguém precisar de acesso por algum motivo, só tem que: pedir e
justificar. Desde que seja uma pessoa de confiança por oposição a um
completo estranho que não conhecemos de lado nenhum e não tem qualquer
historial de participação na comunidade, o acesso será dado.

No mail anterior ofereci acessos explicitamente e disse que a minha
expectativa quando te disse que ainda não tinha encontrado ninguém é que
te tivesses oferecido para a tarefa e se o tivesses feito ela teria sido
atribuída a ti e os acessos necessários teriam sido atribuídos de alguma
forma. Pelo que não vejo razão para essa critica.

Eu compreendo frustração por as coisas não andarem à velocidade que cada
um de nós quer a cada momento, mas a diferença entre sermos comunidade,
ou não, está em envolver os outros e obter feedback dos outros.
Agir por impulso sem consultar ninguém (não só o conselho mas a
comunidade em geral), e ou emocionalmente como tu as vezes fazes, pode
ter boa fé, mas não é uma boa forma de trabalhar em equipa.

Quanto a usar recursos coletivos geridos pelo conselho, na maior parte
dos casos basta apenas pedir ao conselho, para não sermos apanhados
desprevenidos se alguém nos perguntar alguma coisa sobre algo de que
nunca ouvimos falar e para que nos asseguremos que os recursos limitados
são usados de forma responsável e no cumprimento das regras básicas da
comunidade Ubuntu.

Proponho que penses melhor sobre tudo isto. E se não percebes ou
discordas de algo que perguntes, ou proponhas alternativas.
Se achas que não tens acesso às ferramenta que precisas diz-nos isso,
explica o que precisas e porquê. Todos somos pessoas ocupadas e não
estamos todos na mesma situação pelo que possa parecer imediatamente
óbvio a um não tem que parecer de todo a outros, pelo que é importante
comunicar. E tu quase não comunicas, durante algum tempo até saíste
grupo de Telegram...

Cumprimentos
Diogo