[Ubuntu-PT 9591] Problema, ajuda!

Miguel Gomes da Costa major.pipe gmail.com
Terça-Feira, 4 de Setembro de 2012 - 16:19:28 UTC

Viva;

Um pc de um amigo tem uma instalação da última versão do Lucid
(10.04), mas ele tem o disco de tal modo cheio (0 bytes de espaço
livre) que nem consegue passar do ecrã de login - dá a indicação de
erro no power manager; mete-se a password, volta ao ecrã de login.
Pelo que vejo nos fóruns na internet, é um problema muito comum dessa
versão.

Ora bem, através de uma sessão live, liguei um disco externo, copiei
os dados a mais lá para dentro e apaguei no disco de origem. Problema:
o lixo não esvazia e o disco continua cheio. Dentro do sistema está
uma pasta enorme chamada ".trash-0", que não desaparece dali e pesa
vários gigas. Suponho que serão os ficheiros que eu "apaguei" e que na
realidade ainda continuam a ocupar espaço.

Alguém conhece um comando de terminal que me permita "purgar" de vez
estes dados no disco? Senão não consigo recuperar este sistema sem
fazer uma reinstalação, algo que o meu amigo quer evitar a todo o
custo, porque tem dados arquivados em vários programas...

Please help!

Miguel