[Ubuntu-PT 9755] Conflito de utilizadores

jmf jmf1 sapo.pt
Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2012 - 10:21:30 UTC

Bom dia,

1. Passei a informação que tinha numa partição Ubuntu (10.04), para um
disco externo.Esta informação estava associada a um nome de
utilizador.  Entretanto, o disco do computador avariou, e estou a
tentar ler o conteúdo do disco externo noutro computador, com uma
versão live do Ubuntu 12.04. Consigo aceder e abrir os ficheiros, em
modo read-only, mas não os consigo copiar ou gravar: quando tento
gravar, tenho uma mensagem de erro que diz "o ficheiro não existe".

Creio que é uma questão de permissões de acesso ao ficheiro. Como faço
para conseguir recuperar o acesso (leitura e escrita) aos ficheiros
guardado no disco externo (são centenas de ficheiros)?

2. Neste processo, cheguei também á conclusão que é necessário ter
atenção ao tipo de formatação das partições que se usa: os ficheiros
guardados sob o Ubuntu 10.04 não conseguem ser lidos por um computador
com Ubuntu 8.10. Será porque a formação dos dados 10.04 está em ext 4,
e o Ubuntu 8.10 só consegue ler partições ext 3?

3.  É possível, quando instalar o Ubuntu 12.04 (LTS) pedir para
formatar as partições em Ext 3, em vez de Ext 4? ( O objectivo é
tentar manter a compatibilidade de acesso com o outro sistema 8.10
instalado) Se fôr possível, há algum inconveniente em fazê-lo? O que
acham, e como é que é isto é feito?

Muito obrigado ela ajuda que me possam dar.

João Moura Ferreira
934 163 663