[Ubuntu-PT 9169] Re: ubuntu para pc´s antigos

jose rebordao jm.rebordao gmail.com
Quarta-Feira, 23 de Novembro de 2011 - 13:59:56 UTC

Boa tarde Bruno Santos

Posso dar algumas dicas sobre o que se pode fazer com computadores tão
antigos, no que diz respeito
a instalar sistemas operativos que funcionem.
Vou alongar-me um pouco, pois desde 1999 que experimento sistemas
operativos Linux e tenho alguns
CD's e DVD's que fui conseguindo desde 1999 até hoje.
Para esse aparelho que você tem é preciso ter em atenção que houve uma
evolução no XFree86, que
quando passou da versão XFree86 3.3.6 para a versão XFree86 4.2.0 tornou
obsoletos os velhos com-
putadores.
Eu, na altura usava um computador Pentium 166 Mhz com placa gráfica de 16
Mb  e 128 Mb de memória RAM
que funcionava muito bem com o RED HAT 8.0.
Quando saiu a versão RED HAT 9.0 deixei de poder instalar Linux no
computador e a razão disso já expliquei
acima, foi com a melhoria do sistema gráfico.
Se o seu computador é para ser aproveitado com um sistema melhor do que
Windows 98 pode instalar o
RED HAT 8.0, e depois actualizar para o RED HAT 9.0.
Claro que isso pode ser feito só com a utilização de CD's de instalação,
que já não estão disponíveis na net.
Poderei arranjar cópias dos meus CD's RED HAT 8.0 se estiver interessado.
Qualquer outro sistema Linux actual não é instalavel, só em computadores
com Pentium 2 (alguns) e Pentium 3.
Porém, tenha em atenção a sábia consideração de Kimus, sobre a razão das
mensagens acerca do hardware!
Espero ter dado alguma ajuda que seja útil, entretanto irei acompanhando as
trocas de mensagens com outros
Linuxer's.

Cumprimentos
José Rebordão