[Ubuntu-PT 8468] Digest ubuntu-pt, volume 75, assunto 20. Linux nas lojas

PSantos kanina iol.pt
Domingo, 30 de Janeiro de 2011 - 17:57:36 UTC

PJorgeSantos

Ola, por infelicidade minha e de muitos há um monopolio de mercado
instaurado pela empresa do S.O. Win. Quando assim é a infelicidade de
muitos é a felicidade de uns poucos. Tanto faz estar nos Açores como o
amigo Vasco Almeida ou em qualquer parte do planeta. Ir a uma Worten
embora ja la se encontrem alguns mini-pcs á venda com Linux instalado,
acontece que logo quando chama-mos um assistente dessa loja, este por
ignorancia e falta de preparação aconselha logo outro S.O. isto porque a
estrutura monopolista é de tal forma enorme que deixa mais de meio mundo
ás "escuras". É certo que ainda há e vai sempre haver muito caminho a
percorrer para levar um pc instalado com o S.O. linux a um nivel 100%
aceite para um desconhecido no assunto ligar um pc e com meia duzia de
cliques tenha tudo a funcionar na perfeição.
Levo uns 18 anos de "luta anti micro..wind.." isto porque descobri desde
muito cedo a outra face e que nem é preciso anti-virus nem firewall para
estar conectado á internet como nos fazem querer, entre muitas outras
coisas, tudo serve para fazer milhoes para uns poucos serem felizes.
Para Vasco Almeida e todos aqueles que se queiram iniciar nesta forma de
estar na informatica e na maneira de usar um aparelho que é nosso e isso
por si dá-nos o direito de o usar da forma como nos der vontade e não
ficarmos limitados a uma só empresa ou grupo.
Para começar devem arranjar alguem ou um amigo que vos possa fornecer um
cd de linux, ou se não baixar uma imagem de
www.ubuntu.com/desktop/get-ubuntu/download para depois gravarem para num
cd, aconselho a versao 10.04 tem suporte longo e é mais estavel. Tambem
podem pedir um cd neste site eu ja o fiz não tive nenhum custo. Todos os
cds são live-cd isto é, podem ser usados o sistema sem o instalar no
disco rigido. Bem esqueci-me ha muitas distros baseadas em linux mas a
minha opinião e para um novato ubuntu é a melhor e a mais facil de usar,
no meu caso reconheceu a minha impressora, scanner e pen internet da
vodafone automaticamente sem nenhum problema. Quanto a jogos e demais
programas o sistema é instalado já com alguns jogos mas se querem mais
basta ir ao menu e escolher a opcção centro de software ubuntu e lá
encontraram centenas pra não dizer milhares de programas e jogos tudo
gratis ! Quanto ao processo de instalação do S.O. basta seguir os passos
e deixar as coisas correrem podem escolher entre deixar o S.O. Win... ou
simplesmente lixo com ele, caso o deixem o sistema o detectará e na fase
de arranque do pc é dada o opção ao usuario de escolher qual o S.O. a
usar. Se precisarem de ajuda cá estarei em kanina  iol.pt ou entao
visitem os foruns na net dedicados ao ubuntu certamente tiraram todas as
duvidas sem perguntarem a ninguem está la tudo basta procurar e basta
querer.

Ser livre é uma das formas de ser feliz !

Cumprimentos a toda a comunidade.
PJorgeSantos