[Ubuntu-PT 8455] Re: Linux nas lojas

diogoconstantino sapo.pt diogoconstantino sapo.pt
Domingo, 23 de Janeiro de 2011 - 15:58:49 UTC

Citando kimus <kimus  ubuntu-pt.org>:

> Quanto aos desktops/portateis que vêm com o Windows instalado, que
> eu saiba, se não aceitarem a licença inicial não são obrigados a
> usá-lo. Para isso têm de enviar uma carta para serem reembolsados.
> Mas também só vejo problema caso não queiram mesmo o sistema base
> para nada, geralmente é sempre bom ter dual boot para qualquer
> eventualidade (ex: upgrade de software e firmwares).

É um pouco mais complexo...
Não vez qual é o problema em seres obrigado a comprar um sistema
operativo que não queres, quando é tecnicamente fácil substituir um
sistema operativo num computador pessoal e quando se tratam de facto
de produtos separados e diferentes (apesar de vários fabricantes tentarem
impingir o contrário). Eu vejo, não só é um atentado à minha liberdade de
escolha, como é um exemplo de manipulação do mercado, que faz com que
o mercado não esteja a funcionar com base no mérito mas sim na capacidade
financeira e no "bullying" dos lideres de mercado.

> Eu por exemplo tive um portatil da DELL e não os vejo nas lojas.
> Isso quer dizer que ninguém os usa? Não! Pode ser uma questão de
> marketing ou uma questão negocial entre a marca e as lojas. Existem
> portateis de marca DELL com o Linux pre-instalado! Mas existem
> outras marcas.

Os Dell são usados essencialmente em ambientes empresariais.

> Como já li aqui, a verdade é que o mercado é que tem de mudar para
> que também as lojas mudem de táctica e não o contrário.

Temos um problema de desregulação do mercado. E isso não se resolve
nem facilmente, nem apenas com mudança dos consumidores.
Enquanto as leis de contratação pública não forem cumpridas (em letra e
espirito), enquanto os lideres de mercado não forem impedidos de manipular
o mercado. Qual é a loja que se pode atrever a fazer algo que ofenda o lider
de mercado se ele ameaçar revogar contratos, ou só renovar em termos que
seriam menos competitivos para a loja?
E quem fala em lojas, fala em OEM, ISV, etc...