[Ubuntu-PT 8448] Re: Ubuntu 64 bits

kimus kimus ubuntu-pt.org
Sábado, 22 de Janeiro de 2011 - 20:44:29 UTC

Primeiro, quanta memória tem o computador? Um computador com mais de 3G
de RAM (+/-) não vai tirar partido da memoria toda num sistema 32bits (é
necessário um kernel pae). Qual é a arquitectura da maquina? O CPU pode
suportar os 64bits mas outros componentes podem limitar também o uso da
memória. etc...

Embora estas questões não impeçam o uso de um sistema 64bits podem ser
pelo contrário uma mais valia para usar. Ou seja, por exemplo, um pc com
4G ou mais até convém, se puderem, que instalem a versão 64bits. Também
não vou estar aqui a explicar tecnicamente, mas digamos que em termos de
'transporte' de dados entre os dispositivos do vosso computador o
'balde' passou a ser maior :-) logo é claro que tem vantagens no
processamento gráfico e cálculo mas não terá grande vantagem em termos
de edição de texto ou a navegar pela Internet.

De resto, eu já à alguns anos que tenho 64bits e não tenho problemas com
as aplicações.
Flash existe para 64bits por exemplo! Mas independentemente de estar
aqui a nomear as aplicações quero só dizer que as aplicações 32bits
correm em 64bits!! Este problema é maior noutros OS porque a maior parte
do software é proprietário.

Eu uso 64bits porque me pode dar algumas vantagens no uso que eu dou ou
computador mas principalmente por uma questão de principio. Quantos mais
usarem mais hardware e software terá de acompanhar.

Obrigado,

kimus