[Ubuntu-PT 8000] Re: uCARP

M. Vale maurovale gmail.com
Sábado, 11 de Setembro de 2010 - 00:11:10 BST

2010/9/10 <psilva  bn.pt>

> em ubuntu 10.04 srv (64bits), claro
> :)))

Ok, simples é algo do género (não tou a levar em conta possuíres switches
nessa ligação, existem switches que guardam em cache a tabela ARP pelo que
ao mandares um servidor abaixo e outro assumir o novo IP pode não conseguir
ligação devido à cache do ARP do switch)

No servidor master presumo que já tenhas configurado o IP interno dele e o
IP virtual (IP externo que vai mudar) e instalado o UCARP em todos os
servidores.

Depois em todos os servidores terás que criar os ficheiros "*/etc/up.sh" e "
**/etc/down.sh",

Onde defines o que acontece quando o servidor vai abaixo e acima.

Por exemplo no "up.sh":

*

#!/bin/bash

/sbin/ip addr add 10.0.1.100/24 dev eth0 #"IP VIRTUAL" igual em todos os
ficheiros

Se tiveres um switch que nao actualiza as tabelas ARP automaticamente podes
configurar este script para limpar as caches ARP.

É uma configuração bastante simples

Ficheiro "down.sh"

#!/bin/bash

/sbin/ip addr del 10.0.1.100/24 dev eth0 #"IP VIRTUAL" igual em todos os
ficheiros

Ok para testares podes executar o seguinte na linha de comandos:

No Servidor Principal (MASTER):

/usr/local/sbin/ucarp -v 100 -P -p MINHA_PASSWORD -a 10.0.1.100 -s
192.168.1.1 –upscript=/etc/up.sh –downscript=/etc/down.sh

Nos Slave Servers:

/usr/local/sbin/ucarp -v 100  -b 2 -k 1 -p MINHA_PASSWORD -a 10.0.1.100 -s
192.168.1.2 –upscript=/etc/up.sh –downscript=/etc/down.sh

-v = ID podes usar outro valor
MINHA_PASSWORD = É uma password criada por ti e igual em todos os
servidores.
-s = é o IP real do servidor
-a = IP virtual o IP que deve esar sempre acessivel
-P = preemptive failover

Prontos agora é so testares, liga-te ao IP 10.0.1.100 e manda o master
abaixo, vais ver que continua tudo a funcionar.

Alguma dúvida apita :)

Se conseguires que ele funcione depois é so configurar as placas no ficheiro
/etc/network/interfaces com as opções usadas do ucarp.

MV