[Ubuntu-PT 7988] Re: Editar pdfs

Aerrege aerrege gmail.com
Sexta-Feira, 10 de Setembro de 2010 - 11:36:41 BST

No dia 10 de Setembro de 2010 10:36, M. Vale <maurovale  gmail.com> escreveu:

> Estás a misturar coisas, o PDF é um formato proprietário da ADOBE, e o ADOBE
> PRO/READER que usas no Windows é feito por essa mesma entidade.
(...)
> Olha eu uso exclusivamente BSD e não preciso ir ao Windows editar os PDF,
> faço aqui, ok não tenho 3 cliques para o fazer, mas tb não me tira o sono ou
> não me mata.
(etc)

Calma, moço! ;-)

Eu tinha quase a certeza de que a "coisa" iria, como habitualmente,...
descambar. ;-) Eu não disse nada disso, que tu "atacas". Limitei-me a
responder à observação do kimus segundo a qual "não se deve pegar num
software existente num determinado ambiente e querer que todas as suas
funcionalidades estejam replicadas noutro software em Linux".

Eu sei que o pdf é da Adobe e que, portanto, é natural que eles
produzam software bem funcional em relação aos pdf. O meu problema é
que todos os dias lido com ficheiros pdf (é uma realidade, boa ou má
não interessa: é no formato em que estão muitas revistas e documentos
que leio todos os dias...) e das duas uma: ou encontro em linux um
programa que faça aquilo que quero -- ou, não o havendo e havendo em
windows, uso o do windows. Não digo  que o Windows é melhor ou pior
que o Linux: digo apenas o que disse.

Se queres saber, a minha utilização do Linux e Windows é de bastante
mais de 90% para o Linux. Mas não é 100% porque há "coisas" que não
consigo fazer em Linux. Só por isso. Tu dirás que é porque... uma
série de razões. E eu concordo: mas o que é que lhe hei-de fazer?

O meu scanner Canon funciona em Windows mas não em Linux: quando quero
digitalizar, vou ao Windows (que outra coisa posso fazer? comprar
outro scanner? ;-)). O K3b dá erro quando tento gravar ficheiros
.ape/.cue: quando isso acontece, vou ao Windows, como já disse. O
Windows é melhor? Ou é o Linux? Não sei responder, porque não tenho
conhecimentos nem experiência suficientes; só sei que tenho que
recorrer a ambos, procurando SEMPRE alternativas linux e preferindo
estas, quando as há.

Abraço.