[Ubuntu-PT 8137] Re: 10.10 Maverick Meerkat

Paulo Albuquerque paulo.albuquerque gmail.com
Terça-Feira, 19 de Outubro de 2010 - 12:14:06 BST

Boas a todos!

2010/10/19 Miguel Gomes da Costa <major.pipe  gmail.com>

> Viva;
>
> Experimentei uma nova instalação do 10.10 no meu Netbook (Asus 900A) e
> noto alguma quebra de performance em relação ao 10.04, sobretudo em
> termos gráficos. A memória e processador usados não sofrem subidas
> significativas, nem os vejo a serem mais usados do que eram antes, mas
> todo o sistema parece mais lento e aos tropeções, comparado com a
> instalação anterior. Sei que há muita gente que se queixa de grandes
> quebras ao fazer upgrade directo, mas eu fiz uma instalação limpa e
> noto alguma diferença.

Eu fiz a instalação num Eee 701 (sim é velhinho eu sei mas funciona) e foi
terrível. A interface não responde, e tenho problemas com o tamanho de ecrã.
Acho que vou acabar por reverter para a versão LTS.

Também testei um Asus S101 Eee PC, mas sem instalar apenas com a pen USB, e
também tive muitos problemas com a interface. Além disso o bluetooth não é
detectado, quando na versão anterior funcionava perfeitamente, creio que tem
a ver com alguma mudança a nível do stack bluetooth já vi alguns blog posts
sobre isso.

> É pena, porque gosto bastante desta versão, tem algumas coisas mais
> práticas e limpinhas, sobretudo no centro de software.

A interface até tem bom aspecto realmente, está parecido ao Mac mas com os
ícones de lado. A ideia por trás desta organização, maximizar o espaço
vertical tem todo o sentido, mas nota-se que aquilo está um pouco inacabado.
E em termos de desempenho gráfico está muito mau, pelo menos nas máquinas
onde tive opurtunidade de testar.

> Alguém nota o mesmo? Ou sou eu que sou demasiado impressionável e rezingão?

Alguém tem outras máquinas onde tenha testado?

Tenho curiosidade sobre as capacidades multi-touch que supostamente são um
dos grandes avanços desta versão. Alguém já pôs a funcionar?

Abraços!