[Ubuntu-PT 8065] Resolução Terminal Ubuntu 10.04

Fábio de Sousa fabiocs gmail.com
Quinta-Feira, 7 de Outubro de 2010 - 12:16:21 BST

Prezados,

Uso  Debian ou Ubuntu, sempre em modo texto(não instalo interface gráfica)
aqui na empresa onde trabalho.. usamos um aplicativo em modo texto. Na
versão 10.04 do ubuntu, mesmo instalando somente a modo texto a resolução do
terminal fica muito alta tipo 1024×768, o que deixa as telas do aplicativo
muito pequenas, dificultando a leitura. O que eu preciso e ainda não
consegui foi deixar o console com resolução mais baixa, tipo 640×480 para
que as telas fiquem maior, facilitando a leitura., por favor, alguém poderia
me mostrar como se faz.? No Debian squeeze, tenho o mesmo problema, mas
consegui resolver com o comando dpkg-reconfigure grub-pc e incluo parâmetro
vga=769 (um exemplo) a resolução muda. Mas no Ubuntu este procedimento não
tem o mesmo efeito.
Quero muito resolver este obstáculo... para poder usar somente o Ubuntu.
Depois que passou para o grub2, ir na linha de inicialização do kernel e
mudar a resolução não funfa mais….
Se puderem me ajudar, na medida do possível eu agradeço.

Um grande abraço a todos,
Fábio de Sousa

  ~
 °v°   Seja Livre...