[Ubuntu-PT 7159] Re: IRS 2010

diogoconstantino sapo.pt diogoconstantino sapo.pt
Segunda-Feira, 15 de Março de 2010 - 09:01:49 GMT

Não acho que seja preciso ter.
Porquê?
É uma questão de modelo. O modelo de distribuição de software mais
comum no mundo do GNU/Linux é o de distribuição centralizada no
distribuidor e não no upstream developer.
O comportamento esperado é o do distribuidor, distribuir e não vejo
qualquer boa razão para neste caso quebrar o modelo.

Há boas razões para não usar às vezes o software do distribuidor do
sistema operativo?
Há!
Por exemplo se fores um programador de Perl vais entender que faz
sentido que para módulos de Perl que não estejam incluídos na tua
distribuição e/ou dos quais não dependam feerramentas da distribuição
(para evitar o risco que quebrar algo), faz mais sentido utilizar o
CPAN directamente. Há outras situações, mas não são situações comuns
para a generalidade dos utilizadores de computadores, mas sim para
técnicos e em muitos desses casos a utilidade do gestor de pacotes é
menor (não que não possa existir), porque a minha experiência diz-me
que eles vão querer fazer algo como alterar código-fonte, ou outra
coisa qualquer desse género.

E já agora já viste a dor que seria para os developers fazerem pacotes
para tudo o que é distribuição de sistemas operativos em que os
softwares deles correm?
É muito mais fácil e prático dar a liberdade para que os
distribuidores tratem disso, ou fazer acordos caso a caso (no caso do
software proprietário) para esse efeito.
Para quem vem do window$ e não está acostumado à diversidade isso pode
não ser óbvio, mas para os outros é.

cumprimentos
Diogo Constantino Santos