[Ubuntu-PT 7422] Re: Partições

Manuel Portugal Pires portugal.pires GMAIL.com
Terça-Feira, 1 de Junho de 2010 - 21:37:46 BST

Eu já fiz isso a um amigo:
Não deve apagar nunca a ultima partição, porque essa partição serve para o
computador arrancar mais rapidamente serve de suporte ao BOOT BOOSTER que
pode ligar ou desligar na BIOS.

Para fazer instalações de sistemas operativos deve primeiro desligar a opção
Boot Booster, e depois voltar a ligá-la para arrancar mais rápido.

Quanto à instalação do UBUNTU numa partição eu aconselho a fazer o seguinte:
Mexer apenas na partição de DADOS.que é primária.
Faça o seguinte:
Elimine essa partição com um particionador.
Crie no seu lugar uma partição estendida, dividida por sua vez em 3
sub-partições (partições secundárias), isto é:
Uma pequenina partição na estendida pequena para swap (cerca de 1 giga), uma
de cerca de 12 a 15 gigas para o Ubuntu e o resto para DADOS.
Estale o Ubuntu na partição que reservou para ele.
A mim correu-me tudo bem.
Depois de instalar o Ubuntu vá novamente à Bios e ligue novamente o Boot
Booster, para arrancar mais rápido.

Em alternativa, pode instalar o UBUNTU numa pasta da partição de DADOS, a
partir do XP. é muito fácil e assim não precisa de ir à Bios.
O instalador cria automáticamente essa partição com o nome de UBUNTU.
Basta escolher no instalador qual a partição onde quer instalar. Ele por
defeito que fazer a instalação na partição do XP, sem o estragar, claro, mas
eu prefiro a de Dados. O instalador cria dentro da pasta um ficheiro
continuo onde fica o UBUNTU e outro para swap, o resto fica livre para
DADOS.

Se por acaso fez a asneira de eliminar a ultima partição qiue serve de
suporte ao Boot Boostar, aconselho a reinstalar o sistema de origem que lhe
reconstitui tudo, e depois siga os meu conselhos indicados. É a solução mais
inteligente e correcta.