[Ubuntu-PT 8385] Re: pedido de ajuda

Joao Pinto joao.pinto getdeb.net
Terça-Feira, 28 de Dezembro de 2010 - 10:46:59 GMT

2010/12/28 António Almeida <antoniojralmeida  gmail.com>

> Neste momento confesso que estou a ficar confuso com o cruzamento de dicas
> que vai surgindo. Se enviar o ficheiro grub.cfg ajuda alguma coisa? Com a
> sua substituição é possível repor o sistema conforme estava? Fico a
> aguardar.

António,
atendendo a que não sabemos exactamente qual é o problema, a prioridade deve
ser a cópia de segurança dos dados.

1. Pega no live cd do Ubuntu e arranca a partir dele
2. Num terminal, identifica o nome da partição do disco com dados :
sudo fdisk -l # (a partição tem um nome do tipo /dev/sda1)
3. Monta a partição:
sudo mkdir /media/dados
sudo mount nome_da_particao /media/dados
4. Liga um disco/pen USB externo
5. Executa: gksudo nautilus /media/dados
6. Copia a pasta home de /media/dados para o disco/pen USB

--
João Luís Marques Pinto
GetDeb Team Leader