[Ubuntu-PT 8363] Re: Segunda distro de Linux... Qual escolher?

madskaddie gmail.com madskaddie gmail.com
Quinta-Feira, 16 de Dezembro de 2010 - 09:40:28 GMT

On Wed, Dec 15, 2010 at 03:19:37PM +0000, Georgy Zhukov wrote:
> Boas!
>
> Só o meu aparte...
>
> Se queres algo "fácil" como o Ubuntu, então usa Ubuntu :D
>
> Desculpa dizer isto assim, mas é um pouco verdade. Eu comecei com Gentoo,
> stage1, passei para Mandrivas, Suses, Debian e neste momento uso apenas
> BackTrack Linux e Ubuntu. As diferenças não são assim tão grandes entre as
> distros, apenas diferem nos temas de interface, nos sítios onde estão as
> coisas e na maneira como funcionam under-the-hood, que suponho que não te
> interesse.

> [...]

Eu não concordo com isto. Se é para aprender (e portanto significa que há
tempo disponível), então é escolher Gentoo (a começar por stage3) ou Debian
(ou ainda LFS). As "facilidades" do Ubuntu (que só o são para um ambiente
fortemente single user, uso tipico de "Desktop") induzem o não procurar
como se faz de outras formas (formas essas que costumam ser mais
automatizáveis, i.e, cli power ;)

Gil Brandao