[Ubuntu-PT 8355] Re: Segunda distro de Linux... Qual escolher?

Georgy Zhukov zhukov gawab.com
Quarta-Feira, 15 de Dezembro de 2010 - 15:19:37 GMT

Boas!

Só o meu aparte...

Se queres algo "fácil" como o Ubuntu, então usa Ubuntu :D

Desculpa dizer isto assim, mas é um pouco verdade. Eu comecei com Gentoo,
stage1, passei para Mandrivas, Suses, Debian e neste momento uso apenas
BackTrack Linux e Ubuntu. As diferenças não são assim tão grandes entre as
distros, apenas diferem nos temas de interface, nos sítios onde estão as
coisas e na maneira como funcionam under-the-hood, que suponho que não te
interesse.

E relativamente ao under-the-hood, nunca encontrei nenhum que fosse tão
directo para mim como Ubuntu.

Na mesma linha, também metia o Mint Linux que tem muitos extras e eye candy,
acho que neste momento é o único que faz concorrencia ao Ubuntu, e tanto
quanto sei, os repositorios são practicamente os mesmos.

Resumindo, IMHO:

- Se gostas de Ubuntu e funciona para ti não te preocupes muito em usar
outra distro só por usar
- Se gostas de Ubuntu e funciona para ti e mesmo assim queres mesmo mesmo
tentar outras coisas, fica-te por distros Ubuntu-based como Linux Mint, caso
contrário vais acabar por sentir alguma frustração (Bodes em configurações +
bodes em drivers + bodes de "%#/$! em Ubuntu eram 2 minutos e já estava!".

Cumprimentos!