[Ubuntu-PT 8349] Re: Segunda distro de Linux... Qual escolher?

Miguel Ferreira miguel.angelo.mendes.ferreira gmail.com
Terça-Feira, 14 de Dezembro de 2010 - 19:42:15 GMT

Desde já agradeço as vossas respostas (e que venham mais! :-) )

Uma das coisas que me  agradam especialmente no Ubuntu, é a facilidade
de instalação de drivers proprietários, e as configurações fáceis em
termos de adicionar os codecs em falta para leitura de ficheiros de
música e de filmes... O outra caracteristica será a enorme variedade de
ppa's existentes que me permitem uma maior escolha em programas para
linux...

O receio que tenho em relação ao Fedora, será a "restrição" de codecs
proprietários (tive uma má experiência com drivers da Nvidia num
portátil com Fedora 14 instalado), o que de certo modo me deixa
desconfiado...

Em relação ao Mandriva, gosto muito do seu aspecto gráfico, e de em
tempos ter sido melhor que o Ubuntu, assim como a sua facilidade de
utilização, mas ainda não estou muito por dentro de como funciona o
sistema de pacotes não suportado pelo Mandriva... Mas caso seja esta a
minha 2ª distro de eleição (O Ubuntu será até mais ver a minha 1ª distro
favorita), será mais um desafio que terei todo o gosto em superar...

O Ubuntu em KDE, já experimentei quando ainda tinha saido a edição 9.10
K. Koala... Fez-me alguma confusão o modo de como as coisas se
organizavam no ambiente de trabalho, para além de achar tudo muito bom a
nivel visual, mas pouco prático... A decisão de mudar para o Gnome, foi
feita num ápice, mas por agora não descarto a opção KDE em Ubuntu...

Caixa Mágica... Já experimentei a edição 14, e na altura parecia-me uma
edição do Mandriva "á moda tuga", pelo que entre o Caixa Mágica e o
Mandriva, prefiro o Mandriva...

Gentoo... Uma distro completamente desconhecida para mim... É um caso
sério a estudar... Para começar, temo que seja demasiado complexo para
mim, no entanto vou pesquisar (digo: "Googlar" ;-) ) e ver se arrisco a
experimentar....

Miguel Ferreira