[Ubuntu-PT 8303] Espaço em disco.

Paulo J. S. Pinhal paulojspinhal gmail.com
Quinta-Feira, 2 de Dezembro de 2010 - 03:06:16 GMT

Tenho um disco de 320 GB dedicado à pasta "home".
Há uma situação que não entendo: as propriedade do meu directório, que é
o único nesse disco (não considerando o "lost+found"), indicam um
tamanho total de 176,3 GB e 5,7 GB disponíveis; porém o Gparted indica
que tenho utilizado 277,5 GiB utilizados e 20,6 GiB não utilizados.
Outro facto curioso é, se seleccionar o conteúdo da minha pasta pessoal
é indicado um volume total de 182GB...

Numa primeira análise há uma uma diferença de cerca de 100 GB entre os
valores dos supostos espaços utilizados. Assim sendo, onde reside essa
diferença e como recuperar esses 100GB, dos quais não encontro explicação?

Uma possível resolução deste problema, que poderei pôr em prática, será
de transferir a minha pasta pessoal para outro disco, através de
Sistema/Administração/Utilizadores e Grupos; formatar o disco onde se
encontrava anteriormente aquela pasta e, finalmente, reconfigurar a sua
localização no disco original. Porém, não sei se é possível formatá-lo,
nem se depois de formatado o disco e nele reposta aquela pasta a
situação não se manterá...

Alguém te alguma sugestão?