[Ubuntu-PT 6467] Re: resposta ao e-mail de convite para o convivio dos utilizadores de ubuntu

Alexandre Jesus alexandremrj gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2009 - 09:25:19 BST

2009/6/18 Bruno Barbosa <bruno_crack  msn.com>

> oi, desde já obrigado pelo convite.
>

> Sou novo utilizador de linux, mais propriamente ubuntu, percebo muito pouco
> do mesmo, embora já tenha descoberto algumas coisas, gostei de muitas e
> queria continuar a usalo, mas tenho um problema que está por um fio de me
> fazer voltar ao windows xp, não consigo arranjar drivers de som para o meu
> portatil, asus A6F, utilizando eu o ubuntu 9.
>

> Assim sendo, gostava de aparecer no convivio, este anno ou para o proximo,
> dando valor real ao linux por todos os seus ideais.
>

> gostava, por favor que me ajudasses a resolver o meu problema, se possivel,
> [...]

Olá,

nos ubuntu Forums encontrei lá isto (
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=625996), se bem que esta thread já
tem bastante tempo:

" *HOWTO: Asus A6F - acpi, tv-out, audio*
------------------------------
This is an howto to fix some problems with my Asus A6F with HDA audio card
and intel 945GM:

AUDIO:
if missing, add to the end of file /etc/modprobe.d/alsa-base the following
string:
options snd-hda-intel model=asus

TV-OUT:
to get TV-OUT with PAL use this script:
xrandr --output LVDS --mode 1024x768; xrandr --output TV --set TV_FORMAT
PAL; xr
andr --output TV --mode 1024x768

ACPI (suspend and hibernate not working yet: see
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+s.../+bug/172675):<https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/acpi-support/+bug/172675%29:>
if missing add to file /etc/modules the following string:
asus_laptop

PLEASE SEE HERE for an upgrade on audio fixing on hardy:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=771429"

Não sei se irá funcionar ou não uma vez que nunca tive este problema.

Se precisares de uma explicação mais passo a passo diz.

Cumprimentos

Alex