[Ubuntu-PT 6466] Ubuntu crasha totalmente num Acer. Nem um alt+sysrq+reisub faz nada

Bruno Miguel brunoalexandremiguel gmail.com
Quinta-Feira, 18 de Junho de 2009 - 03:07:47 BST

Viva.

Nos últimos dias tenho usado o Ubuntu 9.04 no portátil do meu irmão,
um Acer TravelMate 4000. Também, tenho usado a última build do Firefox
3.5.
Desde há dois ou três dias para cá, de vez em quando, o sistema
bloqueia totalmente e nem um alt+sysrq+reisub faz o que quer que seja.
Tenho que desligar o portátil à bruta, se não ele fica bloqueado ad
aeternum.

Estive a dar uma vista de olhos nos logs e, de todas as vezes que
tenho isto acontece, aparece-me a seguinte mensagem: Jun 18 02:40:16
jorgemiguel-laptop kernel: [   74.014297] padlock: VIA PadLock not
detected. Isto acontece com o kernel padrão do Jaunty, com o
2.6.29-02062905-generic da Ubuntu Kernel Team e até com o kernel mais
recente do Ubuntu 8.10 (fiz um update desta versão para a 9.04).

Uma pesquisa na web não me adiantou de muito. Vi um bug-report sobre
um problema semelhante, mas a informação era demasiado técnica para
conseguir extrair algo dela. Por isso, recorro a esta lista na procura
de ajuda para solucionar este problema.