[Ubuntu-PT 6532] Re: Pedido de ajuda - suporte

Manuel Portugal Pires portugal.pires GMAIL.com
Quinta-Feira, 16 de Julho de 2009 - 18:15:08 BST

Se é esse o caso, ( o Vista ter sumido) terás que fazer o seguinte:

1) Particionares o disco como se não tivesse nada. Podes usar o CD do Ubuntu
e crias partições para o Vista (NTFS), Ubuntu (ext3), swap e se quiserea
para DADOS (NTFS). O Ubuntu 9.04 já reconhece o NTFS em leitura e escrita.

2) Instalares 1º o Vista, a partir de um DVD de instalação. Deves usar uma
fonte que te permita pôr o sérial que foi atribuido e está num selo colado
no computador.

3) Instalares o UBUNTU.

Se tiveres DVD de Recover do VISTA deves:

 1) Instalar o Vista a partir de o disco de RECOVER se o fizeste.
 2) Com o particionador do Vista reservar espaço para as partições que
desejares criar.
 3) Criar as partições para o Ubuntu com o Gparted do disco de instalação de
UBUNTU (se quiseres criar uma partição para DADOS recomendo fazeres isso com
o VISTA, embora o GParted também seja eficaz).
 4) Instalar o Ubuntu (eu prefiro a forma manual à automática).

Eu além disto, costumo fazer uma imagem da partição do Windows com um
utilitário chamado GHOST para não ter que o instalar de novo, se voltar a
surgir alguma calamidade.