[Ubuntu-PT 5826] Re: Desligar interface gráfica

Nuno Lucas ntlucas gmail.com
Sábado, 3 de Janeiro de 2009 - 16:35:44 GMT

2009/1/3 Gil Brandão <madskaddie  gmail.com>:

> # update-rc -f gdm remove

Outra solução num sistema Debian (coisa que não falta num sistema *nix
é "milhares" de maneiras de fazer a mesma coisa), é editar o ficheiro
"/etc/X11/default-display-manager" e modificar a path para um ficheiro
que não exista.

No caso do meu Kubuntu, "/etc/X11/default-display-manager" contém
"/usr/bin/kdm". Num sistema Ubuntu normal (GNOME) deverá apontar para
o "/usr/bin/gdm".

Mudando o nome do ficheiro para qualquer coisa como
"/usr/bin/kdm-DISABLED", a script em "/etc/init.d/kdm" termina a
execução com a mensagem "Not starting K Display Manager (kdm); it is
not the default display manager."

Estou a assumir que a script "/etc/init.d/gdm" deverá fazer a mesma
verificação, mas como não tenho o gdm instalado não posso ter a
certeza.

A vantagem deste método é a de quando quiser voltar a arrancar o "kdm"
no início é só preciso remover o "-DISABLED" nesse único ficheiro.

Cumprimentos,
~Nuno Lucas