[Ubuntu-PT 5936] Re: firewall para ubuntu

kimus kimus ubuntu-pt.org
Sábado, 14 de Fevereiro de 2009 - 22:21:49 GMT

On Sat, 2009-02-14 at 21:09 -0100, rui teixeira wrote:

> Mais uma vez boa noite.
>
> Estive a procurar na net informações sobre uma firewall adequada para
> instalar no ubuntu, mas encontrei várias informações contraditórias (penso
> eu), onde se incluia a recusa da necessidade de a instalar. Assim sendo,
> fiquei confuso e gostaria de saber a opinião dos Yodas do fórum. A
> utilização de internet neste computador seria apenas para navegar, sem
> utilizar programas de p2p (pelo menos para já) ou ftp's e coisas do tipo.
>
> Rui Teixeira

Qualquer distribuição linux já vem com 'firewall' com um programita
chamado iptables.
qualquer software que permita gerir o iptables servirá.

Eu pessoalmente, e dado que o Ubuntu vem um o ufw (Uncomplicated
Firewall) que é bastante simples eu iria mais por aí
No entanto também é por linha de comando e, para mim, não é a melhor
opção (para um utilizador normal) sugiro que instales o gestor gráfico
(GUI)  do ufw... o gufw (graphical user interface for ufw).
Só tens de instalar o pacote gufw e fica resolvido o teu problema.

O software fica em System > Administration > Firewall Configuration

kimus