[Ubuntu-PT 5935] Re: firewall para ubuntu

Antonio Lima amrlima gmail.com
Sábado, 14 de Fevereiro de 2009 - 22:19:31 GMT

Sáb, 2009-02-14 às 21:09 -0100, rui teixeira escreveu:
> Mais uma vez boa noite.
>
> Estive a procurar na net informações sobre uma firewall adequada para
> instalar no ubuntu, mas encontrei várias informações contraditórias (penso
> eu), onde se incluia a recusa da necessidade de a instalar. Assim sendo,
> fiquei confuso e gostaria de saber a opinião dos Yodas do fórum. A
> utilização de internet neste computador seria apenas para navegar, sem
> utilizar programas de p2p (pelo menos para já) ou ftp's e coisas do tipo.

Para uma utilização "caseira" não há grande necessidade de firewall já
que o Ubuntu não trás por omissão nenhuma porta aberta.

No entanto se queres jogar pelo seguro, tens por exemplo o firestarter
[1], que tem uma GUI bastante simples em GTK.

[1]http://www.fs-security.com/docs.php

--
Abraço!

António Lima