[Ubuntu-PT 5909] Uma simples dúvida

kimus kimus ubuntu-pt.org
Quinta-Feira, 12 de Fevereiro de 2009 - 12:43:00 GMT

Não quero deixar de vos mandar uma troca de emails que troquei. Não
quero tecer juízos de valor sobre isto nem se respondi bem ou mal.
E sim é grande pa caraças :-)

** 1º Email para a locoteam: **

Caros,
Estou com alguma dificuldade em saber o link para Linux destinado aos
eeepcs. Gostava de saber como fazer para depois trabalhar com o ofice
2007 no linux.
Obrigado pela disponibilidade
Rolando A

** 1ª Resposta: **
Este email não é para suporte.

Sugeria que te inscrevesses na lista de discussão para que maior
quantidade de pessoas te possa ajudar.
te inscreveres.

Quanto à tua questão do eeepc exite documentação online sobre o assunto:
https://help.ubuntu.com/community/EeePC

e também uma distribuição eeeXubuntu:
http://wiki.eeeuser.com/ubuntu:eeexubuntu:home

Quanto ao Office, o Ubuntu já vem com o OpenOffice sendo que não é
preciso instalares o Microsoft Office 2007 dado que podes criar e editar
documentos compatíveis com este ultimo.

Obrigado,

kimus

** Alguns outros emails de questões **

Obrigado pela resposta. Somente um reparo: o que eu queria mesmo era
trabalhar com o office. Não me parece que o OpenOfice substitua o Office
2007. E é verdade que existe compatibilidade do open para o ofice, mas
parece-me que o contrário já não é possível o que causa um óbvio
trasntorno para quem usa o computador operacionalizar tarefas simples
Com os melhores cumprimentos,
Rolando Almeida
--
Não,
Estranho é o Linux, para além de assentar numa filosofia contra
produtiva. Já fui utilizador de linux alguns meses.Uma das coisas que
rapidamente aprendi com os utilizadores de linux é que é tudo muito
limpinho e nunca têm problemas. Eu tive, e bastantes. Mas isso são
contas para outro rosário. De todo o modo o open office não é, para mim,
o mesmo que o office 2007.
O fundamentalismo revelado nas tuas palavras anti microsoft é
perfeitamente dispensável, para além de denotar uma atitude, isso sim,
estranha, pelo menos de quem representa um software e responde em nome
desse software. Mas é verdade que és livre de dizeres as tolices que te
apetecer. Mas o mais estranho é que a filosofia linux é uma boa
psicofoda que vocês aceitam pacificamente. E fico sempre a pensar que se
reclamam software grátis, por que razão não fazem manifestações a
reclamar hardware grátis, ou acaso quem produz software vive do ar?
Acho que podes ser mais cordial nas tuas respostas, pois não é com
fundamentalismos que defendes bem as vantagens (que também as há) do
linux
Com os melhores cumprimentos,
Rolando Almeida
--
Kimus,
Desculpa lá outra vez, mas achei piada a uma coisa que somente agora
reparei: escreves microsoft com um cifrão no meio. Ora acho piada a isto
já que o software grátis é precisamente aquele que alimenta mais os
monopólios. estuda lá o caso google e tira as tuas conclusões
Com os melhores cumprimentos,
Rolando Almeida

** minha resposta seguinte **

> Somente um reparo: o que eu queria mesmo era trabalhar com o office.
instalando o pacote wine acho que podes instalar o Micro$oft Office:
http://ubuntu-8-1.blogspot.com/2008/07/install-microsoft-office-2007-on-ubuntu.html
agora é que reparei que ainda por cima queres aquela versão estranha do
MsO 2007 :-) nunca me entendi muito bem com aquele interface

> Não me parece que o OpenOfice substitua o Office 2007.
tem piada, eu e a minha família usamos OpenOffice sem problemas :-)

> E é verdade que existe compatibilidade do open para o ofice, mas
parece-me que o contrário já não é possível o que causa um óbvio
trasntorno para quem usa o computador operacionalizar tarefas simples
O contrario não é verdade porquê? Se meteres o OpenOffice a salvar
documentos .doc por omissão então qualquer documento do OO vai abrir no
MsO e vice-versa.
Nunca tive problemas...

** outra questão do RA **

> "Se meteres o OpenOffice a salvar documentos .doc por omissão então
qualquer documento do OO vai abrir no MsO e vice-versa.
> Nunca tive problemas...
e se eu meter o Ofice 2007 a salvar docs o Open lê-os?
Com os melhores cumprimentos,
Rolando Almeida

** minha resposta final **

Sinceramente nem sei o que responder... depois dos outros emails. e
ainda por cima depois de acusado de ser pouco cordial e peço, desde já,
desculpa se te ofendi por falar em software livre.

Quando:

- não disse mal, nem bem, da Microsoft. O comentário mais depreciativo
que fiz foi que nunca me entendi bem com o interface do Office 2007 e $
é algo comum e muito usado na internet. Ou o Bill Gates não é um dos
homens mais rico do mundo?
- no meu ramo profissional também encontrei pessoas com problemas em
sistemas Microsoft (e acredita que bastantes). Por exemplo com o meu pai
desde que lhe meti Linux nunca mais teve problemas (virus, software que
lhe apetece não funcionar, etc) mas também não entendo onde querias
chegar com teres ou não teres problemas com o Linux, não vinha para o
caso na questão da tua dúvida. E sim o Linux também tem problemas e
então? isso é algum crime? Sinceramente sempre tive mais problemas no
Windows e repara que não sou um n00b, sou engenheiro informático! e sim
desenvolvo software (só no caso de estares já a pensar :-D)
- depois do teu email nem percebo para que queres meter Linux
sinceramente. Acho que depois de instalares o Windows no teu eeepc mais
a firewall, anti-virus, anti-malware e outros anti-qualquercoisaware
ficas contente (com a sua velocidade possivelmente) e ainda ficas
ocupado X em X meses nas varias reinstalações do Windows. Ahh... e
instala o Vista nele... oops não dá! Oh! quem quer o Vista quando se
pode instalar um sistema operativo de 2001 (XP) não é? E felizmente és
livre de o fazer... humm, e será que todo o software que usas é pago? só
pode... és uma pessoa honesta e pagas pelo software TODO que usas...
tenho a certeza disso dado o teor dos teus emails anteriores. Ao
contrario de muitas pessoas que conheço que só usam software pirata...
vê lá que existem pessoas que até usam Windows pirata!! Eu não percebo
esta filosofia destas pessoas, também devem roubar no dia a dia (lojas,
velhinhas. etc).

Voltando à tua dúvida... SIM! o OpenOffice lê os documentos (.doc) do
Office 2007 se estás a falar do novo formato (.docx) TAMBÉM lê!!
Depois é claro que o OO não é a copia do MSOffice... nem o quer ser. É
uma ferramenta de trabalho livre para quem a quiser usar, seja ela
melhor ou pior que outras (ex: Microsoft Office). Mais uma vez não me
lembro de ter dito que era melhor ou pior e ainda te disse que era
possível instalares o da Microsoft no Linux. Depois, e mais uma vez,
para as necessidades normais de 90% das pessoas que usam o Office da
Microsoft o OpenOffice faz o trabalho bem.
Se quiseres ter algum comentário ou dúvida mais produtiva sugiro a
mailinglist pois eu tenho dúvidas que queiras ser ajudado.

**  e ainda me responde com vários... **

Caro Kimus,
O que achei estranho foi a tua atitude irónica para satisfação de uma
dúvida minha. Irónica em relação a um produto. Não te ficou bem, de
resto és livre de dizer as coisas que te apetecer. E eu também. Os teus
mails, como este último, estão pejados de juízos de valor. Agora, claro,
estás a vitimizar-te. Fui à página do Ubunto e encontrei este mail
comercial. Era suposto uma resposta mais idónea e responsável. Mas somos
falíveis e somos livres de apontar insuficiências uns aos outros.
Não te cabe a to saber se quero ou não intalar linux nem para que o
quero. Não te cabe também mandar piadolas que tu e a tua família tem
linux e que são os maiores. E não te cabe a ti ter dúvidas ou não se
quero ser ajudado dado que inicialmente te coloquei uma dúvida simples.
Caro Kimus, tenho anos de participação em fóruns, mailists, etc. na
internet. Já fui utilizador de linux. Como sou um amador tive imensos
problemas. Mas também é verdade que tive imensos problemas com o
windows. A diferença irritante é que quando peço ajuda para solucionar
windows não tenho um fulano a meter-me na cabeça que o windows é que é
bom e o linux não.
O que tu fizeste chama-se ideologia. Não tens de o fazer. Claro que no
final vitimizas-te. Pelo menos quando as coisas são pagas eu não tenho
um caramelo a dar-me informações e a fazer juízos de valor sobre isto e
aquilo.
Bom trabalho
Com os melhores cumprimentos,
Rolando Almeida

Rapaz,
nem tinha reparado que me endereçaste umas questões que acho útil
responder:
[...]

Estes comentários não te ficam bem.
[...]

Meu caro, a verdade é que só uso software ou free ou pago e não tenho
pirataria no meu pc. Como engenheiro que és deves perceber que desse
modo minimizo os maus efeitos do windows e poupo tempo com problemas.
Inclusivé o software que uso para gestão profissional é pago. Creio que
estás a incorrer na falácia da generalização precipitada e, segundo sei,
estudaste pensamento crítico pelo que deves saber evitar argumentos
falaciosos.
Vamos lá ver outra coisa: o software por ser free ou grátis não combate
os monopólios, ao contrário do que a fiulosofia ubuntu, que é
conservadora, defende. E o que eu acho estranho e gente como tu, que são
engenheiros informáticos, defenderem o free e o grátis. Eu acho que sim.
Devoa ser tudo, mas mesmo tudo grátis. Tudo no que se refere a
informática. Talvez vivas do ar, não sei! Se o software for pago isso
permite que pequenos criadores possam viver do seu trabalho. Assim não.
Meninos como tu, que são engenheiros, tem de trabalhar que nem camelos
para as multinacionais e quanto a fazer os seus programas só mesmo nos
tempos livres e por carolice. Pá, tu devias saber isto. Ao passo que
defendes o free, os gigantes engordam com a tua defesa. Por outro lado o
free é ainda mais pernicioso: é que grandes companhias passam a oferecer
também os seus produtos. Queres ver como a Microsoft se safa em 2
tempos: imagina lá que o linux era uma ameaça ao windows! A microsoft
passava a distribuir o windows gratuito mas carregado de publicidade
(como a Google fez) e a malta continua a viver alegremente com o windows
e está-se nas tintas para o linux. O que fez a microsoft engordar ainda
mais nesta minha hipótese? Os gajos como tu, que são informáticos, mas
que gostam de ser psicofodidos a defender o free e o grátis. Bem, mas se
tu achas que o teu esforço e trabalho deve ser grátis , por mim tudo
bem. Milhares de gajos a pensar como tu e o dinheiro vem todo parar às
mãos de um gajo como eu. Topas?
O objectivo é o mesmo: também não aprecio os monopólios, muito menos o
da microsoft. Só que a filosofia ubuntu é de uma ingenuidade
completamente estúpida. E alimentada por gajos de informática. Não é
desse modo que se reage ao mercado pá e isso só prova que você sda
informática são uns tolinhos. Ainda por cima praticamente só vocês é que
gostam do linux.

Com os melhores cumprimentos,
Rolando Almeida

Assistente Editorial